Educação: Cariacica terá um dos melhores salários para professores no Espírito Santo

Educação: Cariacica terá um dos melhores salários para professores no Espírito Santo
glasses and books at the classroom table while teacher writing on a blackboard

Cariacica conta com uma educação que evolui cada dia mais. E para incentivar e valorizar o corpo docente da cidade, a Secretaria de Educação (Seme) anuncia o Novo Plano de Cargos e Salários dos professores que atuam no município, que passarão a contar com o melhor plano de carreira da região metropolitana do Espírito Santo.

“Foram meses de muitas discussões, análises de números e indicadores financeiros. E assim foi possível finalizar a nova estrutura dos cargos e salários do magistério público municipal. A proposta será remetida à Câmara Municipal e passará a valer após sua aprovação. Posso dizer que esse é o melhor e mais avançado plano do Espírito Santo”, ressaltou o prefeito Euclério Sampaio.

Com as alterações, o município passará a ter uma carreira moderna com cumprimento de piso nacional e de hora/atividade. A cidade de Cariacica passa a ser referência nacional em carreira, pois a dispersão salarial (do ingresso até a aposentadoria no nível mais elevado) será de 215%.

O secretário de Educação de Cariacica, José Roberto Martins, destaca que esse é um momento histórico na educação do município. “Essa proposta fará com que Cariacica tenha os melhores vencimentos de uma rede pública da rede metropolitana. Adequamos em 100% o piso nacional. Há muito tempo não tínhamos uma movimentação como essa na Educação. O último plano de carreira foi feito em 2006.

Para o secretário, o principal objetivo do Novo Plano de Cargos e Salários é fortalecer o magistério municipal. “Essa gestão nos dá a condição de buscar inovação e melhorias para alunos e professores. Esse novo plano é para reforçar a importância dos professores e nosso compromisso com os profissionais. Criamos esse plano para que os educadores criem raízes e fortaleçam suas carreiras aqui em Cariacica.”

As propostas

As principais alterações na nova tabela salarial são as seguintes:

    • Os concursos públicos serão realizados para o nível superior, uma vez que o nível médio (antigo magistério) entrará em extinção. Entretanto, será assegurado o direito de migrar para a carreira em vigor quando o professor que atualmente está com nível médio concluir Pedagogia ou Licenciatura. E isso será realizado na mesma referência em que ele estiver enquadrado.
    • O crescimento salarial ocorrerá por nível de formação (vertical) e por merecimento (horizontal).
    • Por nivel de formação, obedecerá os seguintes padrões: do superior para a especialização, aumento de 9%; da especialização para o mestrado, 18%; e do mestrado para o doutorado, 36%.
    • Por merecimento haverá o crescimento salarial de 4% a cada dois anos se o professor atingir o patamar mínimo de 70% na avaliação e se participar da formação continuada.

Clique aqui e confira nova tabela salarial

 

Fonte: PMC