Em Vila Velha 400 alunos participam do programa Forças no Esporte, parceria com a Marinha
O Programa Federal “Forças no Esporte”, que acontece no município por meio da parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, retornou às atividades neste mês. A abertura oficial aconteceu nesta quinta-feira (04).
Este ano, serão contemplados no programa 400 alunos, de 9 a 15 anos, matriculados em 12 escolas municipais de Ensino Fundamental. Três dias por semana, no contra turno, os estudantes vão para a EAMES, onde participam de atividades culturais, cívico-militares e esportivas.
São dez modalidades esportivas oferecidas para os alunos: futebol de areia, vôlei de praia, vela, judô, natação, atletismo e esportes de quadra (futsal, basquete, handebol e vôlei).
O prefeito Arnaldinho Borgo esteve na cerimônia e destacou a importância do projeto e da combinação de esforços entre o município e a Marinha: “Estamos combinando forças e expertises, sempre com diálogo maduro, para oferecer aos nossos alunos opções de aprendizado no contra turno escolar. O Profesp ainda oferece cuidado com a saúde e o social, além de ocupar a cabeça das crianças e jovens. Isso forma um ciclo positivo para o resgate social que estamos promovendo por toda a cidade”, comentou o prefeito.
A coordenadora pedagógica Ester Barbarioli acompanha as turmas e se emocionou com a cerimônia: “Foi muito trabalho integrado entre Marinha e Prefeitura para que a gente conseguisse ter os alunos aqui. Todo esse espaço está cedido para que aqui eles se tornem pessoas melhores do que já são”, disse.
Essa é a segunda ampliação do programa na gestão. Em 2021, o Forças no Esporte passou a contemplar 300 alunos, 100 a mais do que nos anos anteriores. E em 2022, estão participando 400 alunos. “Estamos avançando continuamente na Educação em Vila Velha e ampliando o acesso dos nossos estudantes a diversos espaços. Essa parceria é mais uma oportunidade das nossas crianças e adolescentes se desenvolverem também num espaço fora da escola”, reforçou o secretário municipal de Educação, Rodrigo Simões.
Para participar do Forças no Esporte, o aluno precisa estar matriculado em uma das 12 escolas beneficiadas, não ter sido reprovado anteriormente, ter boas notas, comportamento disciplinar e ter entre 9 e 15 anos. Cumprindo todos os requisitos, a família pode procurar a escola e solicitar uma vaga.
Confira as escolas participantes no Matutino:
UMEF Antonio Pinto Rodrigues
UMEF Marina Barcellos Silveira
UMEF Desembargador Ferreira Coelho
UMEF Graciano Neves
UMEF Irmã Feliciana Garcia
UMEF Ofélia Escobar
Confira as escolas participantes no vespertino:
UMEF Darcy Ribeiro
UMEF Luiz Malizeck
UMEF Alger Ribeiro Bossois
UMEF Ilha da Jussara
UMEF Paulo César Vinha
UMEF Paulo Mares Guia
Fonte: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.