Escola em Cachoeiro Sob Pressão por Melhorias no Regime de Tempo Integral

Escola em Cachoeiro Sob Pressão por Melhorias no Regime de Tempo Integral

Estudantes da EMEB Gironda devem ter carga horária aumentada a partir de fevereiro; falta de ar condicionado e quadra descoberta são as reclamações

A escola municipal de ensino básico (EMEB) Gironda, que atende 100 alunos do distrito cachoeirense e localidades vizinhas, passa a funcionar em tempo integral a partir de fevereiro do próximo ano.

Contudo, para cinco mães, que procuraram a reportagem do ES de FATO, falta infraestrutura no local, onde os estudantes cursam do primeiro ao quinto ano.

“O projeto é muito bom, desde que as crianças tenham um lugar digno para estudar. Precisamos da quadra coberta e de ar condicionado nas salas”, reivindica Valéria Alves de Paula.

Para Marcielle Araujo Pereira, o que causa preocupação são as aulas de Educação Física. “As crianças fazem as aulas no sol”, comenta a mãe.
Outro ponto de preocupação é quanto à sala de repouso, que, segundo Rosa Helena Mamede Mendes Bayerl, não é adequada.
Roziane de Oliveira Ferreira Pereira e Lauriete Batista dos Santos, assim como as demais mães de alunos, dizem não ser contra o ensino em tempo integral, desde que a escola esteja adequada para receber os estudantes.

Prefeitura

Ao setor de Comunicação da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim (PMCI) foi questionado sobre como e quando foi feito o anúncio que a EMEB Gironda passaria a funcionar em tempo integral; quais foram os motivos para esta mudança; e se havia previsão para realizar a cobertura da quadra e instalação de ar condicionado.

Na tarde de terça-feira (12), a PMCI enviou a seguinte nota:

“A Secretaria de Educação informou que os pais foram devidamente comunicados a respeito da mudança. Além da reunião de pais na escola, os representantes do estabelecimento de ensino foram recebidos pela secretária Cristina Lens.

A mudança foi decidida devido ao espaço ocioso da escola no turno vespertino, com 12 salas vazias. Para atender melhor a comunidade em relação à qualidade de aprendizagem, ficou decidido atender as crianças em tempo integral.

Quanto à cobertura da quadra, o assunto também já foi discutido com a comunidade. A Secretaria Municipal de Educação (Seme) já tem parte do material para que seja coberta parte da quadra o mais rápido possível.

Em relação ao ar condicionado, a escola já tem rede elétrica suficiente. O ar já foi adquirido e a Secretaria está apenas esperando a empresa entregar o equipamento, para posteriormente instalar o ar em todas as salas de aula da escola”.

A reportagem perguntou ainda à PMCI sobre a alegação das mães de que os alunos faziam as aulas de Educação Física no sol. Porém, até o fechamento deste conteúdo, não havia obtido retorno.