Explorando Matilde: Guia para Conhecer a Estação Ferroviária e o Túnel Renomado

Explorando Matilde: Guia para Conhecer a Estação Ferroviária e o Túnel Renomado

O destino é tanto para quem curte história e cultura quanto para quem quer um pouco mais de adrenalina. Confira!

O Espírito Santo é cheio de lugares históricos e com belezas naturais, e um deles é Matilde, que fica em Alfredo Chaves, a 83,5 km de Vitória, aproximadamente uma hora de “viagem” da Capital.

E entre as opções para quem curte uma aventura, Matilde é o lugar certo para visitar!

Lá, os visitantes encontram a histórica Estação Ferroviária, fundada em 1910, e que hoje conta com um espaço cultural. Os trilhos dessa estação também guardam muitas curiosidades.

Já para quem quer adrenalina, tem o famoso Túnel de Matilde, que fica 2 km de caminhada da estação. Para chegar lá, é preciso passar por uma pequena trilha em área de mata.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

A Estação Ferroviária foi fundada por imigrantes italianos por volta de 1884. O nome do vilarejo e, posteriormente, da estação foi dado pelo engenheiro inglês responsável pelas obras da Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (EFSES), Carlos Bloomer Reeve, em homenagem à esposa Matilde. Inicialmente a estação se chamava Engenheiro Reeve.

Inaugurada em 1910, foi a última estação ferroviária construída pela EFSES no trecho Vitória-Cachoeiro, antes de ser vendida à Leopoldina Railway.

A importância histórica está ligada à economia cafeeira por ter facilitado o transporte da produção de café, da região até o Porto de Vitória.

Com uma construção arrojada e diferenciada, marcou a engenharia ferroviária nacional, pela sua relevância arquitetônica e tecnológica. O conjunto registrou dois grandes momentos importantes da História do Brasil, a economia cafeeira e a imigração.

Como chegar: BR 101 ou BR 262, seguindo a ES 146 nos dois sentidos
Funcionamento: quarta a domingo, de 9h às 17h
Serviços próximos: pousadas, restaurantes, café, mercearia, posto de combustível, indústria caseira de doces e massas e artesanato
Entrada gratuita.