‘gatos’ de água em Cachoeiro seriam capazes de encher seis piscinas olímpicas, diz BRK
Concessionária lança campanha para combater furtos e fraudes na rede de distribuição
A BRK lançou em Cachoeiro de Itapemirim a campanha “Água sem fraude, meu povo”, alertando sobre os impactos dos chamados gatos de água, que, segundo a empresa, afetam diretamente o fornecimento regular, prejudicando a qualidade dos serviços e gerando prejuízos.
De acordo com a BRK somente em 2023 a empresa fraudes de água que resultaram na recuperação de mais de 15,2 mil metros cúbicos de água tratada, volume suficiente para encher seis piscinas olímpicas.
O trabalho contínuo de combate às irregularidades inclui vistorias e ações baseadas em denúncias da comunidade.
Além de ser crime, conforme o artigo 155 do Código Penal, os “gatos de água” resultam em desperdício e danos ao sistema de abastecimento.
“Essas fraudes geram vazamentos, prejudicam os níveis dos reservatórios e comprometem o abastecimento, especialmente em regiões mais altas. Combater essa prática é fundamental para garantir mais disponibilidade de água para todos”, destaca Flávio Galindo, gerente Comercial da BRK em Cachoeiro de Itapemirim.
Como fazer denúncias
A concessionária reforça que a denúncia de fraudes pode ser feita de forma anônima pelos canais de atendimento, como o telefone 0800 771 0001, o WhatsApp (11) 99988-0001, ou pela plataforma virtual Minha BRK no site minhabrk.com.br. “A colaboração da população é essencial para tornar o sistema mais justo e eficiente”, enfatiza Galindo.
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)