Guaçuí: Governador visita município para evento sobre Sustentabilidade
esta quarta-feira (2), Guaçuí recebeu a visita do governador Renato Casagrande, que palestrou no 1° Seminário Sustentabilidade Capixaba. Como anfitrião, o prefeito Marcos Luiz Jauhar recepcionou a comitiva do governador e o acompanhou ao evento.
Antes de palestrar, Casagrande na companhia da primeira dama, Virgínia Casagrande e do prefeito Jauhar, plantou no local onde aconteceu o Seminário uma muda de Ipê-Amarelo e outra de Ipê-Rosa. Ao todo, dez mudas de plantas foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para o plantio durante o Seminário. O Governador também degustou um café especial do Caparaó, bebida que vem conquistando mercado em todo o País.
Em palestra no 1° Seminário Sustentabilidade Capixaba, Casagrande elogiou a região do Caparaó e destacou a importância da preservação ambiental. “Todos que querem ganhar dinheiro precisam ter preocupação ambiental. A nossa região do Caparaó é uma das mais lindas do mundo. O que agrada quando as pessoas vêm aqui é a beleza do ambiente. Esta região está vinculada ao turismo e à agricultura. Sem preservação não vai conseguir ser esse polo. Ambiente e economia estão intimamente ligados”, observou.
Também estiveram presentes a primeira-dama do Estado, Maria Virginia Casagrande; o diretor presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mario Louzada; os deputados estaduais Coronel Alexandre Quintino e Luciano Machado; os prefeitos Paulo Cola (Piúma), Ninho (Dores do Rio Preto), Sérgio Fonseca (Jerônimo Monteiro), Dito Silva (Muniz Freire), Cacalo (Muqui) e Toninho Gualhamo (Bom Jesus do Norte); além de vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças locais.
Renato Casagrande anunciou diversas entregas para a melhoria da gestão ambiental do Espírito Santo. Entre elas, estão acordos e investimentos visando ao desenvolvimento sustentável e a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), com a Fundação SOS Mata Atlântica, para implementação dos planos municipais de Mata Atlântica, além do incentivo a ações de fortalecimento das Unidades de Conservação públicas e privadas e no intercâmbio de informações sobre o monitoramento de qualidade de águas interiores em bacias e rios capixabas.
Para o secretário municipal de meio ambiente, Roberto Martins, ações de preservação e recuperação da Mata Atlântica, tanto em Guaçuí quanto nos demais Estados e municípios são fundamentais. “A Mata Atlântica é sem dúvida um dos mais importantes biomas do nosso país, envolvendo 17 estados brasileiros e ainda parte da Argentina e Paraguai. Com uma biodiversidade semelhante à da Amazônia, a Mata Atlântica sofreu ação de desmatamento expressivo pela colonização brasileira que a reduziram a menos de 10% de sua cobertura original. Toda e qualquer ação de preservação e recuperação imediata é fundamental para garantirmos esse patrimônio de valor incalculável para a atual e futuras gerações”, concluiu.
Reprodução: Prefeitura Municipal de Guaçuí
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.