Guarapari: Retorno do Projeto Saúde Presente em Santa Mônica traz benefícios para a comunidade
A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Saúde (Semsa), retoma o Projeto Saúde Presente, nesta segunda-feira (18) e vai até 05 de abril, na Unidade de Saúde de Santa Mônica, das 16h30 às 20h30. Exceto dia 29, na Sexta-feira Santa.
O Projeto tem como objetivo atender às necessidades daqueles que têm dificuldade em buscar assistência médica durante o horário convencional de funcionamento das unidades de saúde.
Além da Unidade de Saúde de Santa Mônica, o Projeto também já tem data prevista para acontecer em Bela Vista, na Unidade de Saúde Pedro Machado, de 08 a 26 de abril; e de 29 de abril e 17 de maio, em Jabaraí, na Unidade de Saúde Maria Lúcia Cunha Lora.
Em 2023, durante o período de junho a dezembro, o Projeto proporcionou aproximadamente 2.400 consultas médicas, medições de pressão arterial e glicose, além de mais de 1.000 exames citopatológicos (preventivos).
O Projeto foi criado em 2022, com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços de atenção primária à saúde. Isso é feito através do funcionamento estendido das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Saúde da Família (USF), a fim de fortalecer a oferta de cuidados próprios da Atenção Primária, conforme análise da situação de saúde local.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o compromisso com o bem-estar e a saúde da população, priorizando o acesso aos serviços de saúde de forma acessível e conveniente.
A secretária de saúde, Alessandra Albani, destacou a importância do Projeto Saúde Presente para a comunidade de Guarapari. “Estamos comprometidos em proporcionar cuidados de saúde de qualidade, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades para buscar atendimento durante o dia. O Projeto Saúde Presente é uma iniciativa que visa justamente atender a essa demanda, garantindo que todos tenham acesso aos serviços essenciais de saúde”, afirmou.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.