Hospital Municipal Materno Infantil da Serra se prepara para cirurgias ginecológicas

Hospital Municipal Materno Infantil da Serra se prepara para cirurgias ginecológicas

Assim como acontece com o crescimento de uma pessoa, do nascimento até a fase adulta, a cada tempo, uma conquista. São etapas necessárias para construção do ser humano. O mesmo tem acontecido com o nosso Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), localizado em Colina de Laranjeiras.

Com quatro meses e meio desde a ativação, a cada mês, uma nova conquista. Um crescimento que visa entregar um serviço de excelência aos moradores. Os 1.665 nascimentos (até 06/07) já são dignos de aplausos. Claro. Mas eles não estão sozinhos dentro da linha de cuidados dispensados não só com as futuras mamães mas, também, com toda a família serrana.

A implantação da ouvidoria marca essa nova fase do hospital, que está em funcionamento desde 19 de fevereiro de 2022. O serviço está disponível pelo e-mail [email protected].

Não se trata da única via de troca entre a gestão e o morador: a unidade também conta com uma pesquisa de satisfação. Por meio de entrevistas diárias com as pacientes internadas e seus familiares, a gestão levanta dados sobre o atendimento prestado com o objetivo de promover a melhoria contínua dos serviços.

Em junho, a Saúde da Serra avançou nos serviços prestados no Materno Infantil com a estreia das consultas ginecológicas ambulatoriais para realização de pequenas cirurgias. Assim como acontecem com os demais serviços especializados, o acesso é através das Unidades de Saúde que, se for a indicação, o médico encaminhará a paciente para o serviço.

No ambulatório ginecológico, a mulher é reavaliada por um especialista que solicita os exames pré-operatórios. Os primeiros agendamentos para as pequenas cirurgias estão previstos para acontecer ainda neste mês.

E não para por aí: as equipes do Hospital Municipal Materno Infantil já se preparam para dar início às cirurgias ginecológicas maiores, incluindo as pacientes do programa de Planejamento Familiar.

Estrutura

O HMMI conta com 50 leitos para alojamento de gestantes e puérperas de risco habitual; Centro Obstétrico com três salas cirúrgicas e sete quartos PPP (de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto), isso sem contar com os exames de imagem e laboratoriais.

Quando estiver operando na sua totalidade, ainda no segundo semestre deste ano, o Hospital Municipal Materno Infantil terá a capacidade mensal para 638 internações obstétricas de risco habitual e 255 de risco alto, além de 51 internações de cirurgia pediátrica; 128 internações de ginecologia clínica e cirúrgica; 55 internações em Unidade de Terapia Neonatal (UTIN); 51 internações de Tratamento Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco); 26 internações em Unidades de Tratamento Intermediário Neonatal Prematuro (Ucinca), ou leito-canguru; 51 internações em Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI); isso sem contar com as 3.240 consultas de pronto-socorro e 2.304 consultas em ambulatório de especialidades.

 

Fonte: PMS