Ibatiba Celebra Abertura da Regional VI dos Jogos Escolares

Ibatiba Celebra Abertura da Regional VI dos Jogos Escolares

Foi realizada nesta segunda-feira (03) a cerimônia de abertura da Regional VI dos Jogos Escolares do Espírito Santo, sediada em Ibatiba. A competição segue até o próximo sábado (08), com as disputas das modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.

No total, 504 estudantes estão participando, distribuídos em 42 equipes dos municípios de Alegre, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado.

Como é tradição, os vencedores de cada região garantem vaga para as finais estaduais no Sesc de Guarapari, em julho. As disputas da categoria infantil serão entre os dias 1º e 06, e da categoria juvenil acontecem entre os dias 08 e 13.

Já as competições das modalidades individuais serão realizas nos meses de junho e julho, em um total de 16 disputas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez. Para saber mais, clique aqui.

Etapas nacionais
Os campeões do Estado seguem para as etapas nacionais. Entre setembro e outubro, em Recife, Pernambuco, serão disputados os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com alunos de 12 a 14 anos (infantil). Em novembro, em João Pessoa, na Paraíba, acontecem os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com estudantes de 15 a 17 anos (juvenil).

Jogos Escolares
Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino pública e privada do Estado, além de promover a ampla mobilização da juventude estudantil capixaba em torno do esporte.

A competição visa também a fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, a possibilitar a identificação de talentos nas escolas e a contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania, com a aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.