Idosos participam de festa de confraternização do CRAS em Vila Velha

Idosos participam de festa de confraternização do CRAS em Vila Velha

No último dia 20, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS de Morada da Barra, um encontro de confraternização do grupo de idosos, chamado “Caminhando e Sonhando Junto”, que marcou o encerramento das atividades deste ano.

De acordo com o psicólogo da unidade, Caio Henrique Damasceno Falcão, o grupo teve início em junho de 2022 e é formado por pessoas de ambos os sexos, a partir de 60 anos. Os encontros são realizados de forma quinzenal todas às terças-feiras, das 9h às 10h30.

“Esse trabalho é executado pelo serviço PAIF, que tem a família como foco de suas ações, contando com a facilitação do processo em grupo. O trabalho se mostra como importante e potente ferramenta mobilizadora, conscientizadora e de fortalecimento de vínculos, de redes de solidariedade, de processos de desalienação em direção aos próprios direitos e deveres, caracterizando assim parte do exercício da cidadania,” disse Caio.

Para alcançar esses objetivos, trabalha-se com encontros temáticos dialogados, que são propostos pelos próprios integrantes do grupo, caracterizando o grupo como sendo ainda mais participativo e gerando interesse pelos mesmos.

Muito dos relatos dos participantes, ao ingressar no grupo, é de sentirem-se sozinhos, em isolamento e tristes, sentimentos e sensações potencializadas pela situação imposta pelo isolamento, devido à pandemia de Covid-19.

Essas pessoas, por se tratar de grupo de risco, sentiram de maneira diferenciada esse impacto e foram mais atingidas do ponto de vista físico, mental e social.

“No evento de confraternização que encerrou as atividades do grupo, diante dos relatos dos participantes, foi possível perceber, na fala de alguns deles, a importância e a dimensão positiva que o grupo tem tomado na vida deles, quando comparam o antes e o depois,” finalizou o psicólogo.

Nos encontros, os participantes, ao compartilharem suas realidades, percebem que passam ou já passaram por situações parecidas e, coletivamente, pensam em estratégias para superarem obstáculos que antes parecia impossíveis e agora, com apoio do grupo, torna-se possível, estimulante e motivador.

Fonte:PMVV