Itapemirim: Coleta seletiva é reforçada e gera benefícios para coletores do município
Coleta seletiva de recicláveis ganha reforço em Itapemirim. A partir de agora, os serviços de recolhimento e de transporte passam a ser executados pela Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis (Acomaji). Atualmente são recolhidas 6 toneladas de materiais recicláveis no município.
Após a coleta dos materiais recicláveis nos 52 pontos de entrega voluntária (PEV) espalhados pelo município, os itens são transportados e separados para posterior reciclagem.
O material é separado de acordo com sua origem. Os metais, por exemplo, com latas e ferragens; depois o papel, com jornais, revistas e embalagens de leite; o plástico também com os copos e garrafas pet; o vidro com garrafas e cacos; e, por último, o óleo de cozinha a ser recolhido em garradas pet para posterior fabricação de sabão.
“A coleta seletiva no município é de fundamental importância para a preservação do meio ambiente, já que depois de separados, os resíduos tem uma correta destinação final, conforme o que estabelece a Política Nacional dos Resíduos Sólidos de 2010”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Jean Paz Roza.
Técnicos de educação ambiental da SEMMA orientam a população para que separe os resíduos não orgânicos (lixo seco), com materiais recicláveis; dos orgânicos ou úmido, com restos de alimentos, fraldas descartáveis papel higiênico, entre outros, que normalmente são recolhidos e descartados em aterros sanitários.
Reprodução: Prefeitura de Itapemirim
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.