Itapemirim: Embarcações passam por reparos e manutenção para auxiliar nas atividades pesqueiras
Mesmo diante de uma retração de até 30% na atividade pesqueira em 2020 e também nos primeiros meses deste ano em função da pandemia de Covid-19, os técnicos da Secretaria de Aquicultura e Pesca (Semap) de Itapemirim continuam apoiando o setor no município. Em auxílio aos pescadores, as equipes realizam ações diárias de manutenção e reparo de embarcações pesqueiras que atracam no porto da cidade.
O apoio na manutenção beneficia aproximadamente 650 embarcações cadastradas e mais de 4 mil pescadores. Em 2019, o setor foi responsável pela produção de 2,3 mil toneladas de pescado município, entre atum, dourado e outras espécies. Esse número já chegou alcançar a marca de quase 3,5 mil toneladas em 2017.
Entre os serviços executados estão atividades relacionadas a locomoção de guinchos e casarias, remoção e realocação de motores, apoio na retirada e no retorno de embarcações para a agua com apoio de maquinas, escavadeiras e caminhão munck.
O secretário de Aquicultura e Pesca (Semap), Anderson Ferreira Peçanha, destacou a importância socioeconômica do setor. “Esse é um entre tantos outros serviços que realizamos em apoio a atividade pesqueira, que é fonte geradora de recursos e desenvolvimento para o nosso município”, pontuou.
Para solicitar o apoio da Semap para auxiliar nos serviços de manutenção de embarcações, os pescadores devem comparecer à sede do órgão, na Rua Leopoldino Fernandes da Rocha, s/nº, Praia de Itaipava, entre 07:00 e 16:00 horas para o preenchimento de uma solicitação do serviço e o agendamento do atendimento na data disponível.
Reprodução Prefeitura Municipal de Itapemirim
Foto: Prefeitura Municipal de Itapemirim
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.