Itapemirim: Plano para mitigar riscos de desastres naturais é aperfeiçoado pela Defesa Civil
Para reduzir os riscos causados por desastres naturais, a Prefeitura de Itapemirim aperfeiçoou e atualizou o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLANCON). O documento traz um conjunto de ações estratégicas em resposta articulada com órgãos municipais em casos de fenômenos naturais adversos
Os locais com histórico de ocorrências e suscetíveis a algum tipo de fenômeno natural adverso foram mapeados pela Defesa Civil Municipal para inclusão no plano de contingência. Os dados foram atualizados e aperfeiçoados para a prevenção, socorro e assistência as comunidades afetadas por desastres.
O objetivo do PLANCON é nortear as ações da Defesa Civil, por meio da articulação dos pontos focais para o devido suporte durante as atividades. Para isso, o documento estabelece a articulação dos órgãos municipais, estaduais e sociedade civil, como medida de redução de risco e manutenção das situações em níveis razoáveis de segurança.
“O conjunto de ações estabelecidas pelo Plano de Contingência e a articulação entre os órgãos são fundamentais para mitigar os efeitos causados por desastres naturais”, pontuou o secretário municipal de Defesa Social, cel. Oberacy Emmerich.
Entre as atribuições da Defesa Civil estabelecidas pelo plano estão a identificação das principais situações, definição de sistemas de alerta, acompanhamento dos índices pluviométricos e da previsão meteorológica e o monitoramento em campo de evidências de perigo.
Reprodução: Prefeitura de Itapemirim
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.