Itapemirim reforça medidas protetivas contra a transmissão da Covid-19

Itapemirim reforça medidas protetivas contra a transmissão da Covid-19

A Prefeitura de Itapemirim reforçou as medidas preventivas para conter o avanço da transmissão da Covid-19. É que até o próximo domingo (18), o município, pela segunda semana consecutiva, está classificado com o Risco Alto de contaminação da doença segundo o mapa elaborado pelo governo estadual.

As equipes de fiscalização ordinária continuam realizando ações preventivas nas ruas do município. Para conscientizar a população, mensagens educativas também estão sendo transmitidas sistematicamente pelo sistema de som “Tagarela” de videomonitoramento, sempre utilizada em campanhas de divulgação da prefeitura.

A orientação é para que as pessoas evitem aglomerações, mantenham o distanciamento social, usem máscaras e lavem bem as mãos com regularidade, sempre utilizando sabão ou álcool em gel. E se puder fique em casa. As mensagens também visam desestimular a permanência nas praias, bem como, a presença de pessoas em comércios com restrições de funcionamento.

Funcionamento

Com a classificação de risco alto as medidas qualificadas ainda estão vigorando no que se refere ao funcionamento das atividades comerciais. Os bares continuam com o funcionamento suspenso. Os estabelecimentos comerciais e de serviços poderão funcionar nos dias de semana das 10h às 18h e aos sábados até 16h. É proibido o funcionamento aos domingos e feriados.

Os restaurantes também podem funcionar com atendimento ao público das 10h às 16h, sendo permitido o funcionamento somente por delivery fora desse horário. As distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência o funcionamento está liberado nos horários pré-estabelecidos, mas somente por delivery.

Pela medida, as academias podem funcionar desde que limitem a quantidade de alunos por metro quadrado. As atividades bancárias também estão com o funcionamento restrito durante o período da vigência do mapa de risco.

As atividades essenciais, como farmácias, distribuidoras de gás, hortifrúti, supermercado, padarias, postos de combustíveis, borracharias, entre outros, poderão funcionar sem o limite de horário. As galerias e centros comerciais poderão funcionar das 10h às 18h.

Reprodução Prefeitura Municipal de Itapemirim

Foto: Reprodução