Janeiro Roxo em Vila Velha

Janeiro Roxo em Vila Velha

Janeiro é o mês de prevenção e conscientização da Hanseníase, doença infecciosa que atinge a pele e os nervos. Em Vila Velha, são duas Unidades de Referência para a doença, que atendem os munícipes, uma em Paul e outra na Prainha.

Nas duas unidades, existe uma equipe multiprofissional para o atendimento: dermatologistas, enfermeiros, assistente social, técnico de enfermagem, técnico de laboratório, farmacêuticos e atendimento odontológico para casos específicos.

Vila Velha também possui um Laboratório Municipal para realização de exames complementares ao diagnóstico de hanseníase. No caso da procura pelo atendimento com suspeita da doença, o paciente é acolhido pela equipe de enfermagem e passa pela consulta médica em seguida.

Em caso positivo, o tratamento medicamentoso é iniciado imediatamente, sendo gratuito e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o paciente é acompanhado pelas unidades de referência. A duração do tratamento varia de acordo com a forma clínica da doença.

Segundo o gerente da Unidade de Saúde da Prainha, Richard Willian, são realizados cerca de 100 atendimentos mensais: “Entre demanda espontânea, encaminhamentos e pacientes, nós tivemos em 2022 um fluxo de 100 pessoas só aqui nesta unidade. No último ano, cerca de 30 pacientes nossos foram tratados e curados”, contou.

Para este mês, a Secretaria de Saúde de Vila Velha promoverá atividades conscientizadoras alusivas à campanha de Janeiro Roxo no município, com atendimentos voltados aos pacientes em acompanhamento e familiares, além de informativos sobre autocuidado e prevenção. As informações serão divulgadas em breve no site da Prefeitura de Vila Velha.

Fonte:PMVV