Março de Competição: Anchieta Recebe Campeonato de Pesca em suas Águas

Março de Competição: Anchieta Recebe Campeonato de Pesca em suas Águas

A 1ª Taça São José de Anchieta de Pesca de Praia acontece entre os dias 16 e 17 de março, em Anchieta, no litoral Sul do Espírito Santo. A competição organizada pelo clube Barões da Pesca será realizada na Praia Central e promete reunir mais de 150 participantes este ano, divididos em duplas.

Este é o terceiro ano que a competição está sendo organizada e, pela primeira vez, acontecerá fora da Grande Vitória. O presidente do clube, Felipe Polack, explica que a decisão de levar a competição para o litoral Sul do Estado se deu pelo fato de que a organização busca descentralizar as competições, buscando movimentar a economia e atrair turistas.

“Nós precisamos mostrar o Espírito Santo para o resto do país, temos um litoral maravilhoso, tanto as praias do Sul quanto as do Norte, que são pouco divulgadas, principalmente, para a pesca. O evento será importante para movimentar o comércio e a cultura da cidade, além de tirar a concentração da capital. Temos que olhar para o interior”, disse.

Serão dois dias de competição. No sábado (16), dia da primeira etapa, a competição começa às 14h e se encerra às 18h. Já no domingo (17), a competição acontecerá de 7h às 11h.

A Praia Central será dividida em raias, que serão sorteadas um dia antes do início da competição. “Essas raias serão delimitadas por placas, onde estarão determinadas as áreas em que cada dupla poderá ficar. Ao longo da competição, a dupla de pescadores trocarão de raia, para todos terem chances”, explica Felipe Polack.

Além disso, Felipe fala também sobre a Praia Central, onde acontecerá competição. “A praia é um ótimo local para a pesca, tendo em vista que é quase uma bacia, parecida com a Curva da Jurema. Portanto, não tem vento e nem onda, e todo peixe que entra ali, acaba conseguindo sobreviver e se manter por lá mesmo”, enaltece o presidente.

A competição será dividida em oito categorias, sendo elas: Masculina; Feminina; Master; Juvenil; Sênior; Não Federado; Interclubes; e Maior Peça. A pontuação da competição acontecerá de acordo com uma tabela estabelecida no regulamento e cada ponto dependerá do tamanho (cm) e do peso (kg) do peixe pescado. Além disso, todos os animais que serão pescados serão destinados a instituições de caridade.