Meningite C: Vila Velha estende prazo para vacinação em adolescentes
Com a autorização da Secretaria Estadual de Saúde, os adolescentes entre 13 a 19 anos que ainda não se imunizaram contra a Meningite C poderão se vacinar até o dia 30 de setembro de 2022. Além disso, aqueles que ainda não receberam a vacina de meningite ACWY na faixa etária de 11 e 12 anos poderão receber a dose de reforço até a mesma data.
Para ter acesso aos imunizantes, o usuário pode ir até a sala de vacina de uma Unidade de Saúde, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, sem precisar agendar. Vale lembrar que as Unidades de Saúde de Coqueiral de Itaparica, Ibes e Vila Nova funcionam mediante agendamento on-line, onde a vacinação é previamente marcada no site da Prefeitura de Vila Velha.
É importante levar a caderneta de vacinação, para que a equipe possa verificar as doses aplicadas e colocar o cartão em dia. O objetivo da ação é proteger esse grupo e evitar surtos da doença meningocócica, que causa infecção nas membranas do cérebro.
Quem pode se vacinar?
– adolescentes na faixa etária de 13 anos a 19 anos que não foram vacinados contra a meningite C;
– adolescentes que não receberam vacina ACWY na faixa etária de 11 e 12 anos.
Sobre a doença meningocócica
A meningite meningocócica é uma doença infecciosa que acomete as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, transmitida através do contato direto com secreções da garganta ou nariz de portadores da Neisseria meningitidis.
Existem até o momento 13 sorogrupos de meningococos, classificados de acordo com a especificidade capsular. Destes, apenas cinco (A, B, C, Y e W 135) são responsáveis pela grande maioria dos casos de doença meningocócica. Por isso, são ofertadas aos adolescentes entre 11 e 12 anos, protegendo-os contra quatro tipos de meningite.
Fonte: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.