Museu Homero Massena en Vila Velha recebe exposição de Jorge Solé
A partir desta segunda (12), o Museu Atelier Homero Massena, na Prainha, recebe exposição do artista plástico Jorge Solé. Serão 10 obras de acrílico sobre tela, lápis sobre papel e pastel sobre papel.
Essa será a exposição de número 127 do artista. “Com muita alegria, participo desse importante projeto Artista em Casa de Artista, apresentando minha exposição “Em Setembro na Prainha”, com cerca de 10 obras que retratam paisagens canelas-verdes”, informa Solé.
“O projeto resgata uma prática de Massena que, nos anos de 1960, convidava amigos para exporem em seu atelier residência, num verdadeiro momento de troca de experiências e criatividade”, explica o subsecretário de Cultura, Manoel Goes.
O artista
Artista plástico, pintor, xilógrafo, ilustrador e artista gráfico, Jorge Solé já realizou exposições e eventos no Brasil e exterior. Ilustrou trabalhos de vários poetas e escritores, como Carlos Nejar, Gilberto Mendonça Telles, Adilson Vilaça, Marcus Acyoli, Roberto Almada, Marian Calixte e Paulo Roberto do Carmo. Ilustrou, ainda, convites para eventos e personagens tais como Oscar Niemeyer, Fernando Henrique Cardoso e Aris Latan. Produziu cartazes para o Congresso Nacional, CNBB e Banco Central, entre outros; produziu álbuns artesanais sobre Manguinhos e outros temas.
Possui mais de 28 mil gravuras espalhadas pelo mundo, com temas diversos, e mais de 2 mil obras espalhadas em coleções particulares e estatais. É de sua autoria o primeiro livro de papel reciclado do lixo no Brasil, antes da Eco 92.
O museu
Após restauração, o museu foi reaberto ao público em fevereiro de 2022. O trabalho contemplou as pinturas internas e externas, com tinta que remete às cores originais, além do acervo de móveis e utensílios – óculos, pincéis, cartas, livros, diplomas e camas.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Júnior, “o serviço consistiu na reforma e conservação de todas as paredes, portas e janelas, construção de um anexo para área administrativa e toaletes com acessibilidade, reforma do telhado, impermeabilização da área externa com calçada e conservação, entre outras melhorias”.
O museu era a residência de um dos grandes ícones da pintura nacional. “Ainda foram restauradas pinturas nas paredes, do próprio Homero Massena, além da descoberta de outras obras. O público vai se deparar com surpresas, como algumas pinturas que, até então, estavam encobertas. Foi um trabalho delicado e complexo, realizado por profissionais extremamente qualificados”, informou o subsecretário de Cultura, Manoel Goes.
Serviço:
Exposição Em setembro na Prainha
Data: de segunda (12) a 19 de novembro
Horário: segunda a sábado, das 9 às 18h
Local: Museu Atelier Homero Massena, Prainha
Entrada: Gratuita
Fonte: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.