Novo campo de lúpulo privado é inagurado em Viana
A agricultura produção de lúpulo em solo vianense para de avançar! Na última quinta-feira (27), o prefeito Wanderson Bueno inaugurou o segundo campo privado de lúpulo em Viana, na localidade rural de Jacarandá.
A muda planta, que é a base da produção da cerveja, foi produzida no Viveiro Municipal e doada a mais um produtor, dessa vez o coronel Germano Wernersbach.
“É ótimo ter a oportunidade de desenvolver um projeto com a Prefeitura de Viana. Temos que embarcar nos projetos desenvolvidos pelo município, todo o trabalho que está sendo feito é para nossa cidade. Viana está em fase de desenvolvimento há muitos anos e começar a fazer parte dessa história é uma honra para mim”, comentou o proprietário do campo.
O Polo Cervejeiro de Viana é uma iniciativa inédita e única no país que une turismo de experiência e atividade agrícola, buscando assim, construir uma rota de desenvolvimento e oportunidades para o município. Em Viana, o lúpulo será mais do que apenas o ingrediente principal para a cerveja, mas também fonte de turismo e renda em toda a cadeia produtiva cervejeira.
“Estamos construindo um ciclo que vai de desenvolvimento econômico à qualificação profissional. Hoje, inauguramos o segundo campo de lúpulo do município. Seremos, sem dúvida alguma, ainda neste ano, o maior produtor do Estado. Fizemos testes com várias espécies de lúpulo, testamos diferentes tipos de adubação e iluminação artificial, para serem entregues produtos de qualidade aos amantes de cerveja”, destacou o prefeito Wanderson Bueno.
O secretário-executivo do Polo Cervejeiro, Francisco Sizino, informou que o plano da cidade é inaugurar um campo de lúpulo por mês, para tonar Viana uma potência na produção de lúpulo.
“O campo está lindo! Nosso trabalho vem rendendo resultados para o município e nos dá a certeza de que o projeto será um sucesso. Vamos seguir a proposta do prefeito e manter a régua de crescimento sempre no alto. Temos a missão de inaugurar um campo de lúpulo por mês”, destacou o secretário executivo.
A finalidade do cultivo experimental de mudas de lúpulo é a implantação do Polo de Cervejas Artesanais de Viana, o primeiro no país com objetivo de fomentar o turismo sensorial e a produção da cerveja artesanal completamente vianense.