Novo Pavilhão Leiteiro de Itaici em Muniz Freire será inaugurado esta semana

Novo Pavilhão Leiteiro de Itaici em Muniz Freire será inaugurado esta semana

A Prefeitura de Muniz Freire inaugura, nesta quinta-feira (22), o novo pavilhão leiteiro do Parque de Exposições Jair Nolasco, no distrito de Itaici. O investimento foi de R$ 637.417,00 entre recursos próprios e verbas federais. A estrutura ocupa uma área coberta de 504,75m². O projeto inclui 24 baias, dois banheiros completos com espaço para banho, duas salas de depósito e área administrativa.

A inauguração do novo pavilhão leiteiro, denominado Pavilhão Manoel Pires Ramos, acontece durante a 9ª Edição da Festa do Leite e do Queijo de Itaici, já com concurso leiteiro. A Festa de Itaici é uma das mais tradicionais do Município e atrai visitantes de várias regiões do Estado.

“Estamos entregando um espaço moderno, construído com toda a qualidade e pensado para a importância da pecuária na região de Itaici. E, como disse no ano passado quando assinamos a Ordem de Serviço, tenho certeza que, com o novo galpão leiteiro, o Parque de Exposições vai ganhar vida. Possibilitando a realização de novos eventos e concursos que só trarão benefícios para todos”, destacou o prefeito Dito Silva.

Homenagem

Manoel Pires Ramos, que empresta o nome ao novo Pavilhão Leiteiro do Parque de Exposições de Itaici nasceu em 30 de julho de 1894. Natural de Alegre, ele chegou ao município em 1941, com a esposa Dorvalina Fernandes Pires e os filhos Hernandes, Durval, Osvaldo, Wilson, Dorcas, Olga, Olíria, Iza, Hilda e Irma; passando a residir em Barra do Amorim. Com o apoio da família, muito trabalho e dedicação, adquiriu uma propriedade na localidade. Para o sustento da família, passou a trabalhar com a pecuária leiteira envolvendo os filhos na produção de queijo, manteiga e diversos outros produtos derivados do leite, cultura marcante da família Pires e do distrito de Itaici.

Ameaçado e até sendo alvo de emboscadas com o intuito de expulsá-lo da própria terra, Manoel Pires não se intimidou. Sem apoio das autoridades locais à época, partiu para o Rio de Janeiro, então capital do País, com a finalidade de expor sua causa ao diretamente ao Governo Federal e ao presidente Getúlio Vargas. Sem conhecimento dos procedimentos legais, demorou cerca de seis meses até conseguir uma audiência com Amaral Peixoto, que ocupava o cargo de governador do Rio de Janeiro. Após cumprir os protocolos exigidos, finalmente foi atendido e teve êxito em sua causa. Com o aval de Getúlio Vargas, voltou ao Espírito Santo para uma audiência com o governador Jones dos Santos Neves, finalmente conseguindo o documento de posse efetiva da propriedade da família.

Homem inteligente e de visão política, sempre lutou para melhorar a vida do cidadão comum. Suas opiniões, lhe renderam novos inimigos e ameaças. Sem se intimidar e com o apoio do então prefeito de Muniz Freire, José Maurício de Almeida, foi figura decisiva para a abertura da estrada para melhorar o acesso à Barra do Amorim.

Sem dúvida, Manoel Pires Ramos se tornou um muniz-freirense de coração com uma história de vida marcada pela coragem, resiliência e determinação.

Fonte: Prefeitura de Muniz de Freire