Organização para o réveillon em Vila Velha é apresentado para forças de segurança do Estado

Organização para o réveillon em Vila Velha é apresentado para forças de segurança do Estado

Nesta terça (27), representantes da Secretaria de Cultura e Turismo e Defesa Social e Trânsito participaram de reunião do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP/ES), para tratar das ações voltadas para o réveillon.

Participaram da reunião diversos representantes da administração e segurança pública do Estado e municípios da Grande Vitória.

O secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Júnior, apresentou o planejamento de Vila Velha, que vai contar com 14 pontos de fogos de artifício. Serão 10 balsas, sendo cinco fundeadas entre a Praia da Costa e Praia de Itapuã (da rua Lúcio Bacelar à rua Santa Catarina) e outras cinco na Praia de Itaparica (do Bob’s à Praça dos Ciclistas). Todas as balsas vão ficar a uma distância de 400 metros da faixa de areia e a 400m de uma para a outra.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, “a queima de fogos provenientes das balsas vai durar 15 minutos, com milhares de disparos pirotécnicos distribuídos entre bombas de alto, médio e de baixo alcance cobrindo mais de 6 km de detonações”.

Outros quatro pontos de queimas de fogos serão em Ponta da Fruta (Praia da Baleia), Nova Ponta da Fruta (próximo ao cerimonial Di Lucca), Praia dos Recifes (após os quiosques) e Barra do Jucu (Praia do Barrão). Nesses locais, os artefatos pirotécnicos, com duração de oito minutos de detonações, estarão em terra.

Os fogos terão o mínimo de ruído possível, para não estressar pessoas com autismo e animais domésticos. O público vai conferir artefatos pirotécnicos de desenhos com os tradicionais formatos de coração, estrelas, círculos e carinha feliz, além de efeitos múltiplos que formam desenhos conjugados de vários anéis, de círculos com cascata, estrelas cadentes e fogos que simulam discos no céu.

Regras de utilização na orla

O secretário Paulo Renato ainda enfatizou as regras para ocupação da orla. Nesta virada de ano no espaço da orla, está proibida a instalação de tendas, barracas, toldos, palco, tablados, banheiros químicos ou hidráulicos, cercamento de área, equipamentos de sonorização, iluminação, realização de shows, eventos e queimas de fogos em toda a extensão do calçadão e nos 32km da faixa litorânea de Vila Velha.

“Não é permitida a instalação de estruturas loteando o espaço público para grandes eventos, impedindo o ir e vir das pessoas. No entanto, o cidadão pode levar a sua cadeira de praia, mesas, coolers e outros utensílios de uso individual, para celebrar a virada do ano com seus amigos e familiares”.

Os ambulantes com autorização para trabalhar na orla podem utilizar até dez banquetas, sendo vedado o uso de mesas e cadeiras. Já os quiosques podem utilizar o número máximo de 50 jogos de mesas e cadeiras, mas fica impedida a instalação de tendas, promoção de shows e cercamento do espaço no entorno do estabelecimento.

Segurança e Trânsito

A Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV), força que presta auxílio à segurança pública, reforçará o efetivo durante a virada do ano. Serão 28 viaturas, 112 guardas municipais e cinco motopatrulhas, que estarão em pontos estratégicos da cidade. A guarnição estará nas praias da Costa, de Itapuã, de Itaparica, do Barrão, da Baleia, dos Recifes e em Nova Ponta da Fruta.

A comandante da Guarda Municipal, Landa Carretero, explica que “essa virada de ano será a mais segura que Vila Velha vai presenciar. O efetivo da GMVV vai ser reforçado ao longo da orla do município. A operação foi pensada para trazer mais tranquilidade para os moradores e os turistas”.

Durante a noite da virada de ano, não terá nenhuma interdição no trânsito. A orientação da GMVV é que as pessoas se programem para chegar mais cedo na orla. Para aqueles que dependem de transporte público, o município disponibilizará 25 ônibus extras, a partir das 20h30. Esses ônibus farão o reforço de todas as linhas.

Fonte:PMVV