Parque Estadual Forno Grande
VISITAÇÃO
- Horário de funcionamento: 8 às 16 horas.
- Não necessita agendamento.
- ATENÇÃO: o acesso às trilhas só é permitido até às 14 horas.
- Escalada ao pico do Forno Grande: Diariamente, com saída às 06h e 6h30. É NECESSÁRIO AGENDAMENTO PRÉVIO CLICANDO AQUI.
- Obs.¹: O limite geral é de 20 pessoas por dia.
- Obs²: Não é permitido o acesso à via de escalada em grupo com mais de 10 integrantes.
- Obs.³: É necessário o uso de equipamentos de escalada.
ATENÇÃO!
*A prática de escalada em rocha é um esporte que exige experiência do praticante e o uso de equipamentos de segurança, caso não seja um praticante regular, é necessária a contratação de um guia de escalada com certificação comprovada.
*Antes de acessar as trilhas baixe, preencha e entregue no Parque o Termo de Responsabilidade e Reconhecimento de Riscos
O que saber antes e durante sua visita ao Parque?
1 Siga as orientações da Conduta Consciente em Ambientes Naturais
- Traga seu lixo de volta
- Não faça pichações
- Não faça coletas.
- Não faça fogo
- Evite levar caixas de som portáteis e drones
2 Assine o Termo de Responsabilidade e Conhecimento de Risco
3 Conheça as normas de visitação, proibições e penalidades
ATRATIVOS
- Centro de Visitantes: espaço com exposição permanente de animais taxidermizados da fauna do Parque. Há também informações sobre a vegetação e histórico de criação da Unidade de Conservação. É neste local que os visitantes recebem orientações sobre a visita e podem conhecer um pouco sobre a história da onça pintada. O Centro de Visitantes possui acessibilidade para cadeirantes, assim como banheiros e bebedouros.
- Bromélias: na parte externa do Centro de Visitantes está uma exposição permanente de bromélias típicas da Mata Atlântica, onde é possível observar em seu interior algumas espécies de anfíbios, as chamadas “pererequinhas de bromélias”.
- Área de piquenique: logo atrás do Centro de Visitantes, subindo por uma pequena trilha, há um espaço para piquenique cercado de quaresmeiras e um mirante para a Pedra Azul.
- Cachoeira: A cerca de 400 metros do Centro de Visitantes, seguindo por trilha é possível conhecer a cachoeira de Forno Grande. É uma cachoeira temporária de 30m de altura, com água nos meses de verão. Mas, mesmo sem água o lugar impressiona pela presença de enormes matacões e lajes de rocha granítica.
- Gruta da Santinha: seguindo por mais 400 metros a partir da cachoeira, ou 800 metros a partir do Centro de Visitantes, chega-se à Gruta da Santinha. A gruta foi formada a milhares de anos pela erosão, fragmentação e empilhamento das rochas e tem este nome devido a presença de uma pequena estatueta de Nossa Senhora Aparecida. Foi deixada por um antigo funcionário do Parque, Sr. Alair Tedesco, principal responsável pela criação e manutenção das trilhas, ao subir a montanha para trabalhar, sempre parava ali para uma oração.
- Poços Amarelos: A 1200 metros do Centro de Visitantes estão as piscinas naturais formadas e trabalhadas pela água nas fraturas da rocha. Devido a presença mineral nas rochas, assim como da matéria orgânica de plantas em decomposição, a água ganha um tom de cor amarelada, possibilitando lindas fotos, além de um refrescante banho.
- Trilha Mirante da Pedra Azul: A cerca de 2.150 metros do Centro de Visitantes, depois dos Poços Amarelos, chega-se por trilha ao mirante natural da Pedra Azul. Do alto de uma encosta se tem uma deslumbrante vista da Pedra Azul, Pedra do Lagarto e Pedra das Flores, além de um exuberante tapete verde formado pela vegetação. Tempo previsto: 3h30 (ida e volta)
- Pico do Forno Grande: Com 2.039 metros de altitude é considerado um dos pontos mais altos do Espírito Santo. Para acessar o pico é necessário percorrer 3.500 metros desde do Centro de Visitantes, passando por trechos muito íngremes, sendo necessário o uso de equipamentos especiais para escalada. A visita ao pico é realizada somente com agendamento prévio. Tempo previsto: 06h (ida e volta).
SOBRE O PARQUE ESTADUAL DO FORNO GRANDE
Criado, em outubro de 1960, como Reserva Florestal, passou a Parque Estadual pela Lei Estadual nº 7.528, em 1998. O relevo é montanhoso com variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros, culminando no Pico do Forno Grande, um grande maciço rochoso granítico e cônico que pode ser avistado de grandes distâncias. Nesta região das serras capixabas, predomina a colonização italiana. Os imigrantes que se estabelecerem por ali passaram a identificar o pico como uma representação em grande escala de seus fornos de assar pães. A vegetação destaca-se pela presença de espécies endêmicas e pela formação florestal de altitude, muito rara no país. Sua fauna possui animais na lista de extinção, como a onça sussuarana e o gavião-pega-macaco. Em 1996 ouve registro da presença de uma onça-pintada, que pode ser observada em vídeo e fotos disponíveis no Centro de Visitantes, pode-se ver até mesmo uma de suas presas que foi perdida ao escapar de uma armadilha. No Centro de Visitantes há também uma rica exposição da fauna local.
DADOS GERAIS
Área: 913,15 ha Download
Situação fundiária: 75% regularizado.
Município de abrangência: Castelo
Bioma: Mata Atlântica
Domínio florestal: Floresta Ombrófila Densa Montana e Altimontana
Criação: Decreto nº 3385-R/2013
Conselho gestor: (em composição)
Plano de Manejo (em revisão)
Infraestrutura
- Área de piquenique
- Alojamento
- Auditório
- Banheiros
- Bebedouros
- Biblioteca
- Centro de Visitantes
- Escritório
- Estacionamento
- Recepção
- Trilha sinalizada
- Vigilância armada
Obs.: O Parque não possui lanchonete, restaurante ou área de camping.
ATENDIMENTO E CONTATO
Administrativo: De segunda a sexta de 08h às 17h
E-mail: [email protected]
Telefone:27 99727 6295
Endereço: Estrada Rural s/n. Distrito Forno Grande, Castelo-ES.
Gestor: Rodolpho Torezani
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.