Passos de Anchieta: maior trecho é em Vila Velha
Após dois anos de hiato, a partir desta quinta (16) até domingo (19), será realizado Os Passos de Anchieta, evento que reúne milhares de pessoas para realizarem o percurso de cem quilômetros entre Vitória e Anchieta.
A tradicional caminhada refaz o trajeto que o padre São José de Anchieta fazia a pé, nos seus últimos anos de vida. A caminhada é feita durante os quatro dias do feriado de Corpus Christi e atrai aproximadamente quatro mil pessoas, vindas de todas as partes do Brasil.
A Prefeitura de Vila Velha vai trabalhar no apoio aos pontos de suporte aos andarilhos ao longo dos 34 km no município – o maior das cidades por onde o evento percorre. Os pontos, com água, frutas e banheiros, estarão localizados na Prainha, Praia do Ribeiro, Itaparica, Barra do Jucu, Interlagos e Ponta da Fruta.
Ao chegarem em Vila Velha na quinta (16), a partir das 8h30, os andarilhos serão recepcionados no Largo do Frei Pedro Palácios, na Prainha, com apresentação da Banda de Congo Beatos de São Benedito e da banda do 38º BI. Os personagens históricos, Frei Pedro Palácios e Vasco Coutinho, também vão receber os participantes.
De acordo com o secretário interino de Cultura e Turismo, Cícero Ribeiro, “o turismo religioso é caracterizado pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa. Neste sentido, a crescente popularização da caminhada Os Passos de Anchieta vem ao encontro das resoluções do Governo Federal e busca se inserir na rota do turismo religioso do país”.
O evento é realizado pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (ABAPA), com apoio institucional da Prefeitura de Vila Velha.
Trajeto
O caminho tem cunho religioso, esportivo, cultural e turístico, partindo da Capital – no primeiro dia o ponto inicial é a Catedral Metropolitana, chegando à Barra do Jucu, em nosso município; no segundo dia, a saída da Barra do Jucu, seguindo para Setiba, em Guarapari. No terceiro dia, saída de Setiba até Meaípe, em Guarapari; e finalmente chegando à Igreja Matriz, em Anchieta, no quarto dia.
No trajeto, é possível apreciar as paisagens que inspiravam o beato e mergulhar nas reflexões que a jornada oferece. Os participantes, conhecidos como “andarilhos”, podem conhecer a história, a cultura, a gastronomia e os atrativos turísticos dos municípios. O primeiro roteiro cristão das Américas, a caminhada “Passos de Anchieta” já se consolidou como um dos mais importantes atrativos turísticos do Espírito Santo, que divulga o Estado nas mídias nacional e internacional. O trajeto é o quarto desse tipo existente no mundo – os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.
Localização dos pontos de suporte aos andarilhos em Vila Velha:
– Prainha – Largo Frei Pedro Palácios
– Praia do Ribeiro
– Itaparica – final do calçadão
– Barra do Jucu – Praça Pedro Valadares
– Interlagos – Rosa Náutica, Interlagos
– Ponta da Fruta – Praia da Baleia.
Fonte: PMVV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui