Prefeitura de Cachoeiro iniciou campanha de multivacinação para crianças e adolescentes
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro lançou a Campanha de Multivacinação para atualizar a imunização de crianças e adolescentes e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis.
Desde a última segunda-feira (4), o reforço da vacina VIP (Vacina Inativada Poliomielite) passou a substituir a VOPb (Vacina Oral Poliomielite Bivalente), em conformidade com as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. A iniciativa é voltada a crianças de 15 meses a 4 anos que ainda não receberam o reforço de VIP ou que já tenham recebido pelo menos um reforço de VOP, para garantir a transição completa para a VIP.
A campanha também é destinada a crianças e adolescentes de zero a 14 anos que precisem atualizar o calendário vacinal. Trata-se da última mobilização do ano de 2024, com vistas a garantir a atualização do cartão de vacina de todas as crianças e adolescentes que necessitam da declaração de caderneta atualizada para a renovação da matrícula em escolas públicas e privadas do município. Além de atualizar o cartão de vacina, a campanha contribui para o controle e redução de doenças imunopreveníveis, como poliomielite, sarampo e coqueluche, protegendo a população infantil e adolescente.
A vacinação será realizada em todas as unidades de saúde que possuem salas de vacina, incluindo a Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal), das 8h às 16h. No sábado, dia 23 de novembro, ocorrerá o “Dia D” da campanha, ampliando o atendimento.
Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico do público-alvo, além da vacina contra gripe (Influenza). Entre elas estão BCG, hepatite A e B, pneumonia, meningite, pentavalente, poliomielite (VIP), rotavírus, febre-amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana (DTP), tetra viral, HPV e dengue. Para adolescentes de 11 a 14 anos, será oferecida a vacina contra meningite ACWY.
Para a vacinação, é necessário que o responsável compareça com a criança, levando documento de identificação, cartão de vacina, CPF ou cartão do SUS. O secretário de Saúde de Cachoeiro, Gedson Alves, destaca a importância dessa campanha e reforça o pedido para que os responsáveis participem: “Nosso objetivo com essa ação é ampliar a cobertura vacinal do público infantil e adolescente. Essas vacinas são essenciais e salvam vidas. Por isso, pedimos aos pais e responsáveis que não deixem de participar.”
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.