Primeira Formação em Trabalho Social com Famílias é promovida pela SEMAS

Primeira Formação em Trabalho Social com Famílias é promovida pela SEMAS

Compartilhar, valorizar, potencializar, fortalecer. Esses foram os verbos mais pronunciados entre os técnicos que atuam no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), nos Territórios socioassistenciais da capital, durante a primeira Formação em Trabalho Social com Famílias, promovida pela Secretaria de Assistência Social (Semas), na última sexta-feira (13), na Casa do Cidadão.

Para Joyce Minchio Pinto, que atua no Centro de Referência em Assistência Social Santo Antônio (Cras), a importância em participar de atividades dessa natureza está no fortalecimento, enquanto equipe do Cras e no compartilhamento de experiências. Ao todo, 70 técnicos(as) participaram desse encontro.

Na opinião de Aline Guimarães da Costa Oliveira, que atua no Cras Inhanguetá, a formação cumpre com o papel de valorizar e reforçar a responsabilidade e o compromisso do grupo, enquanto especialistas do Paif. “A formação é um importante momento para mostrar que o trabalho é coletivo”, destacou.

Aline integra o grupo de trabalho que estava à frente na organização da Formação em Trabalho Social com Famílias para os técnicos do Paif, ao lado de Renata Leite (Cras Jucutuquara), Nency Portela ( Cras Centro), Karla Campero (Cras Santo Antônio), Kedma Barbosa ( Cras Maruipe) e Karine Juvêncio (Cras São Pedro I). Renata acrescentou que a formação serve para compartilhar as experiências e, a partir desse encontro, potencializar as ações do Paif nos outros território.

A Formação, tem como objetivo principal fortalecer as potencialidades presentes nos territórios e nos profissionais, além de compartilhar experiências e despertá-los a se envolverem com o movimento dinâmico do território ao qual estão inseridos.

Para a gerente de Atenção à Família da Semas, Cremilda Astorga, as formações são fundamentais para a qualificação do trabalho a ser desenvolvido pelo Poder Público. Cremilda destacou ainda que a formação não se dará somente nesses quatro encontros, mas será continuada para os demais profissionais que executam o trabalho social com famílias (administrativo, educador, assessor, entre outros), uma vez que objetiva contemplar todos os profissionais que compõem a equipe dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Encontros

A formação terá quatro encontros. Na sexta-feira (13) o grupo se reuniu na Casa do Cidadão, que fica na avenida Maruípe, 2544, em Itararé. Já no dia 25 de janeiro e 1 de fevereiro o grupo será subdividido em duas turmas, sendo uma das 8 às 12 horas e outra das 13 às 17 horas, no Mucane, que fica na avenida República, 121, no Centro. No dia 10 de fevereiro, será o encerramento, das 8 às 12 horas, novamente na Casa do Cidadão.

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, oportunizar formações para as equipes que atuam nas redes Suas (Sistema Único da Assistência Social) é investir em processos formativos para os trabalhadores é valorizá-los, buscando o aperfeiçoamento e melhoria da prestação dos serviços públicos.

Cintya fez questão de ressaltar o compromisso da equipe. “Ver, na primeira quinzena do ano, um grupo de trabalhadores do Suas e especialistas do  Paif, buscando aprender cada dia mais, mostra o compromisso de profissionais desta política pública tão importante que é Assistência Social”, afirmou.

Fonte: PMV