Procon Vila Velha faz orientações sobre ligações em excesso
![Procon Vila Velha faz orientações sobre ligações em excesso](https://sulcapixaba.com.br/wp-content/uploads/sites/18/2022/06/telemarketing.jpg)
Receber ligações indesejadas deixa muitos consumidores irritados. Quem já recebeu diversas ligações de números desconhecidos e, ao atender, percebeu que era cobrança ou telemarketing sabe o incômodo que é.
O superintendente do Procon de Vila Velha, George Alves, informa que muitos consumidores têm relatado ligações constantes de números com DDD 11, dentre outros códigos interurbanos, de empresas oferecendo produtos e serviços: “Além das ligações que oferecem produtos e serviços, os consumidores passaram a experimentar o desgosto de atender ligações que, assim que são atendidas, ninguém fala nada e encerram em poucos segundos”, afirma.
O que muitas pessoas não sabem é que esses tipos de ligações podem ser evitadas. A Agência Nacional das Telecomunicações – Anatel criou algumas medidas.
Não Me Perturbe
Uma delas é a ‘Não Me Perturbe’, plataforma criada pela Anatel em julho de 2019, que permite que o consumidor solicite o bloqueio do recebimento de ligações relacionadas a ofertas de serviços de telecomunicações das operadoras de telefonia e também operações de consignado – empréstimo consignado e cartão de crédito – de instituições financeiras. Após a solicitação, o bloqueio acontece em até 30 dias. Os cadastros podem ser feitos pelo site: www.naomepertube.com.br.
Prefixo 0303
A Anatel estabeleceu a obrigatoriedade dos serviços de telemarketing fazerem uso do prefixo 0303 nas linhas telefônicas utilizadas. Tal medida possibilita a identificação do tipo de ligação e a escolha do consumidor em atender ou não a chamada. A medida passou a ser obrigatória no dia 08 de junho deste ano.
Robocalls
As mais recentes medidas da Anatel visam coibir o uso agressivo das Robocalls, sistema de discagem e redirecionamento automático para operador que, abusando do privilégio de gratuidade nas ligações de até três segundos, realizavam milhares de ligações. Todas as ligações com finalidade de otimizar o trabalho e aumentar a produtividade dos call center’s. Além dessa medida, a Anatel determinou ainda que as operadoras de telefonia identifiquem e bloqueiem as linhas telefônicas que realizam mais de 100 mil ligações de três segundos por dia.
Serviços
O Procon de Vila Velha fica situado na Rodovia do Sol, nº 5.000, Boulevard Shopping Vila Velha – Acesso A, Subsolo, Itaparica, Vila Velha/ES, CEP 29103-900. As denúncias podem ser feitas pelo e-mail: [email protected] ou pelo FORMULÁRIO.
Fonte: PMVV
![Esther Miranda](https://folhaaracruz.com.br/wp-content/uploads/sites/84/2023/07/325585548_1654018381716017_706169803739874771_n.jpg)
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui