Profissionais do CRAS promovem roda de conversa com idosos do SCFV sobre programas de benefícios

Profissionais do CRAS promovem roda de conversa com idosos do SCFV sobre programas de benefícios

A ação faz parte da campanha Junho Violeta

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Iúna realizou hoje (29) o último dia da campanha Junho Violeta com os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV).

Durante a manhã desta quinta-feira eles participaram de uma roda de conversa com a Assistente Social do CRAS Marcela Vitório Fernandes que trouxe como assunto principal o Cadastro Único (CadÚnico), um sistema essencial para que posteriormente o cidadão possa participar dos programas de benefício, como INSS, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família.

Marcela explica que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tem o papel de orientar idosos e pessoas com algum tipo de deficiência a como ter direito a esses benefícios. É o CRAS quem encaminha de forma gratuita as pessoas para o INSS e o Cadastro Único. No entanto, não é garantido que serão aprovados, afinal, essa não é uma decisão do CRAS, mas sim do Governo. O CRAS facilita e potencializa esse acesso e também faz o monitoramento e o acompanhamento de cada beneficiado.

 

A Assistente Social comenta ainda que uma família pode receber os benefícios Bolsa Família e BPC-Benefício de Prestação Continuada simultaneamente. Porém, só é possível em casos específicos, após análise da quantidade de pessoas que habitam na residência e se for comprovada que a família não consegue se manter com apenas um dos benefícios. Qualquer benefício está sujeito a suspensão ou cancelamento se houver alguma inconsistência no CPF do cidadão ou se a condição que deu origem ao benefício foi modifica.

O BPC não é válido para a vida toda do cidadão, ele é apenas uma forma de auxílio para aqueles que necessitem de atenção. O beneficiado não tem direito ao 13⁰ salário, além disso, não dá direito a pensão ou transferência do benefício aos seus dependentes caso o beneficiado venha a falecer. O valor do BPC é de um salário-mínimo vigente, atualmente o valor do benefício é de R$ 1.320,00 (mil trezentos e vinte reais).

Com o CadÚnico é possível se beneficiar com o BPC, auxílio energia, transporte, CNH social, participar do Serviço de Convivência (SCFV) entre outros.

Após a roda de conversa, os idosos participaram de um bingo, onde a Assistente Social do CRAS Juciara Oliveira fazia a leitura das frases como se fosse uma charada para os idosos marcarem a resposta no cartão do bingo.

Fonte: Prefeitura de Iúna