Projeto de Bahiense amplia idade de ingresso na Polícia Militar

Projeto de Bahiense amplia idade de ingresso na Polícia Militar
Proposta também leva em consideração aumento da expectativa de vida. Foto: Ales

O deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) quer ampliar a idade limite para o ingresso na Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Para isso, apresentou na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 7/2023, que altera a Lei 3.196/1978 (Estatuto da PMES) para elevar a faixa etária para praças e oficiais, oficiais da saúde e músicos entrarem na corporação.

A iniciativa aumenta de 28 para 35 anos a idade máxima para ingressar no quadro de praças e oficiais; de 28 para 40 anos no caso dos oficiais músicos; e de 35 para 40 anos na carreira de oficiais de saúde. Eles devem estar com tais idades até o primeiro dia de inscrição do respectivo concurso público. A faixa etária mínima permanece em 18 anos na data da matrícula no curso de formação.

Na justificativa da matéria o parlamentar conta que a ideia é acabar com “injustiças” que impedem muitos candidatos de integrarem os quadros da PMES.

“A idade limite encontra-se ultrapassada. A lei exige aprovação em exame de aptidão física, que é realizado por meio de Teste de Aptidão Física (TAF), segundo normas internas da corporação e que são previstas em edital de abertura do concurso público”, ressalta.

Para Bahiense, diante da existência dos testes físicos não há motivos para se limitar tanto a idade dos policiais. Além disso, que a expectativa de vida da população brasileira vem crescendo, estando atualmente em 76 anos.

“Segundo o IBGE até 2060 o número de pessoas com idade superior a 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25%, ou seja, um quarto de idosos”, explica.

Se o PLC for aprovado, a mudança na legislação passa a valer na data de sua publicação em diário oficial.

Tramitação

O projeto tramitará pelas comissões de Justiça, Segurança e Finanças antes de seguir para votação.

Acompanhe a tramitação do PLC 7/2023.