Ramon Schunk vence luta casada no HCC 23 em Viana com Maurício Shogun como padrinho do evento
Por Cícero Modolo
O maior evento de artes marciais mistas do Espírito Santo, o Haidar Champion Combat (HCC 23), realizado no último sábado (18) em Viana, foi marcado por grandes combates e pela presença de uma lenda do MMA mundial: Maurício Shogun, campeão do Pride e do UFC, que apadrinhou a edição. Entre os destaques da noite esteve o florianense Ramon Schunk, atleta da Equipe Agnaldo Góes, que venceu sua luta casada de jiu-jitsu por finalização com chave de pé, superando o adversário Dyeno Rosa e levando mais um título para Marechal Floriano.
Ramon, faixa-preta, bicampeão brasileiro pela CBJJ e campeão europeu pela IBJJF, vem consolidando uma trajetória vitoriosa na modalidade. Representando Marechal Floriano em competições por todo o país, o atleta reafirmou seu compromisso com o esporte e já tem novos desafios no horizonte: o Campeonato da CBJJ, em Juiz de Fora, no dia 14 de novembro, e o HCC 24, em Guarapari, no dia 29 de novembro.
“Não podemos parar. Agradeço a todos que fazem parte dessa conquista minha equipe, meu mestre Agnaldo Góes, meus professores, os amigos de Marechal Floriano e Cariacica. Um agradecimento especial à minha esposa, que me apoia em tudo, e ao meu irmão Raul, que está sempre ao meu lado. Estamos preparados para novos desafios”, destacou Ramon Schunk após a vitória.
A 23ª edição do HCC marcou a estreia do evento em Viana, com as lutas acontecendo no Ginásio Germano André Lube, no bairro Bom Pastor. O organizador, Haidar Kasem Alkadomi, celebrou o sucesso da edição e ressaltou a importância do evento para o cenário esportivo capixaba.
“O Maurício Shogun é uma lenda do UFC e do Pride, e foi uma grande honra recebê-lo no HCC em Viana. O HCC tem mais de 23 anos de história, sendo o maior revelador de lutadores profissionais do Brasil. A edição 24 já está programada para acontecer ainda neste ano, em Guarapari”, afirmou o empresário.
Durante o evento, Shogun elogiou a estrutura e o nível técnico dos atletas capixabas:
“É um prazer estar aqui e acompanhar o nível do pessoal do Espírito Santo. O HCC se preocupa muito com o atleta oferece uma boa estrutura, uma boa bolsa e isso fazem diferença. É um evento muito bom”, comentou o ex-lutador, que em 2024 entrou para o Hall da Fama do UFC na categoria “pioneiros”.
Irmãos Schunk: um show no tatame

Conhecidos no cenário das lutas como os irmãos Schunk, Ramon e Raul têm sido destaque em competições nacionais e internacionais. Ambos faixas-pretas, colecionam títulos expressivos entre eles campeonatos brasileiros da CBJJ e europeus da IBJJF.
A dupla se destaca pela técnica refinada, força e carisma dentro e fora dos tatames, encantando o público com apresentações de alto nível.
“Queremos representar bem nossa cidade e nosso estado em cada competição. O jiu-jitsu é uma paixão, e seguimos firmes no caminho da evolução”, afirmou Raul Schunk.
Com determinação e talento, os irmãos seguem treinando intensamente e prometem continuar levando o nome de Marechal Floriano e do Espírito Santo ao topo do jiu-jitsu brasileiro e internacional.
Confira os resultados do HCC 23:
- Claudemir Canal venceu Márcio Ninja por decisão dos árbitros (jiu-jítsu sem quimono)
- Nelsinho venceu Portuga por pontos (sanda kung fu)
- Ramon Schunk venceu Dyeno Rosa por finalização (jiu-jítsu)
- Guilherme Santos venceu Vinícius Souza por nocaute no 3º round (kickboxing)
- Gustavo Baiano venceu Zé Doidinho por divisão dividida (MMA)
- Reynaldo Lango Lango venceu Jurbiley Shrek por nocaute no 1º round (MMA)
- Paulo “Professor” venceu Gregory por nocaute no 1º round (MMA)
- Driely Neves venceu Vitória Simões por nocaute no 1º round (MMA)
- Guilherme Targino venceu Luis “Vene” por decisão dos árbitros (MMA)
- Shahin “Lobo” venceu Frank Jagunço por finalização no 3º round (MMA)



Profissional de comunicação com atuação em comunicação institucional, política e pública. Formado em Gestão Pública, Administração de Empresas e MBA em Jornalismo Digital e atualmente está se especializando em Pós-Graduação em Direito Público e Legislativo, o que amplia ainda mais sua atuação estratégica na interface entre comunicação, gestão pública e o ambiente jurídico-legislativo. Palestrante nacional (UVB), vencedor do Prêmio INOVES 2022, Comenda do Mérito Legislativo Jairo Maia (2023), Medalha Top Legislativo (2022, 2023, 2024, 2025) e Medalha Mérito em Comunicação Nacional Adriano Mazzarino (2021). Membro vitalício da Academia Florianense de História, Artes e Letras (AFHAL). É filiado à Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES) e à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), reforçando seu compromisso ético, técnico e institucional com o jornalismo e a comunicação pública de excelência.



“Não podemos parar. Agradeço a todos que fazem parte dessa conquista minha equipe, meu mestre Agnaldo Góes, meus professores, os amigos de Marechal Floriano e Cariacica. Um agradecimento especial à minha esposa, que me apoia em tudo, e ao meu irmão Raul, que está sempre ao meu lado. Estamos preparados para novos desafios”, destacou Ramon Schunk após a vitória.
“Queremos representar bem nossa cidade e nosso estado em cada competição. O jiu-jitsu é uma paixão, e seguimos firmes no caminho da evolução”, afirmou Raul Schunk.