Resgate Cultural: Pouso da Tropa proporcionou um fim de semana na vida dos homens Tropeiro
Resgate das tradições, culinária dos tropeiros e muita moda de viola marcou as festividades do Pouso da Tropa 2023, realizado nesse fim de semana, em Ibatiba.
A iniciativa é promovida pela Associação Gestora de Turismo Rural de Ibatiba (Geturi) em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo e Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), além do Sebrae/ES.
O grande momento do evento é a chegada da comitiva, com cavaleiros, carregando a bandeira do município, acompanhados por moda de viola e um fogão a lenha sobre rodas, o ‘Tropeiro Móvel’ definindo a passagem dos tropeiros. Neste ano, o Pouso da Tropa aconteceu na Praça David Gomes reunindo diversos moradores e visitantes na sexta (28) e no sábado (29).
O Pouso da Tropa contou ainda com apresentações escolares, shows, eventos gastronômicos, apresentação de desafio de Calango e apresentação da cidade de Conceição do Castelo com uma Dança Imperial Portuguesa. Toda a programação foi preparada para apresentar aos visitantes como era a vida dos Tropeiros.
“Foram diversos momentos que envolveram estudantes, moradores e organização tudo para manter as tradições culturais de Ibatiba. São momentos como esse que contribuem para manter a cultura e o turismo na nossa cidade”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Gecinete Pimentel.
“O Pouso da Tropa é um momento em que as pessoas entram em contato com os trajes tropeiros e culinária tropeira. Sempre resgatando raízes culturais e fortalecendo o título da Nossa Terra dos Tropeiros sendo Ibatiba, a Capital Capixaba dos Tropeiros”, pontuou o prefeito Luciano Pingo após acompanhar a chegada da Tropa.
Durante o evento, o Museu do Tropeiro ‘Salomão José Fadlalah’ esteve aberto para visitação. No local, é possível conhecer um pouco mais sobre o casarão construído em 1924 e a história da família Fadlalah, imigrantes libaneses que construíram o imóvel, e conhecer a história do Tropeirismo ibatibense com exposições, objetos da época, como berrante, estribos de prata, capas de cangaia, chicotes, cabrestos.
‘Tropeiro’
Os Tropeiros foram homens que viajavam pelo território nacional conduzindo animais (em especial mulas e cavalos) e atravessando mercadorias diversas que viriam a ser comercializados em vilas e cidades. Eram homens corajosos e confiáveis, a quem eram entregues todos os tipos de encomendas. O tropeiro foi personagem determinante para o progresso socioeconômico das regiões pelas quais atravessavam.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ibatiba
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.