Secretaria de Agricultura da Serra faz alerta sobre os perigos da raiva pecuária
A Secretaria Especial de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) da Serra alerta sobre a raiva pecuária, doença que pode acometer bovinos, suínos, equinos e caprinos. Os principais sintomas são mudança de comportamento, andar cambaleante, perda de apetite, dificuldade de respirar e engolir e paralisia.
É preciso enfatizar que caso algum animal apresente qualquer sintoma da doença, ele deve ser isolado dos demais e evitar manejá-lo. Somente um profissional devidamente vacinado e com equipamentos de proteção pode manusear o animal infectado com segurança.
O diretor da Seap, David Cruz, ressalta:
“É extremamente importante vacinar anualmente o rebanho e tomar os cuidados necessários em caso de suspeita de algum animal infectado, já que a doença pode ser transmitida para o humano”.
Serviço:
A Seap disponibiliza alguns contatos para que o munícipe possa tirar dúvidas ou informar que algum animal apresente algum sintoma suspeito da doença. São eles: 3291-2301 e 98182-1420 (WhatsApp), ambos de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O contato também pode ser feito pelo e-mail: [email protected].