Secretaria de Agricultura da Serra faz alerta sobre os perigos da raiva pecuária

Secretaria de Agricultura da Serra faz alerta sobre os perigos da raiva pecuária
Alguns cuidados são necessários, caso animais desenvolvam a doença. Foto: Prefeitura da Serra.

A Secretaria  Especial de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) da Serra alerta sobre a raiva pecuária, doença que pode acometer bovinos, suínos, equinos e caprinos. Os principais sintomas são mudança de comportamento, andar cambaleante, perda de apetite, dificuldade de respirar e engolir e paralisia.

É preciso enfatizar que caso algum animal apresente qualquer sintoma da doença, ele deve ser isolado dos demais e evitar manejá-lo. Somente um profissional devidamente vacinado e com equipamentos de proteção pode manusear o animal infectado com segurança.

O diretor da Seap, David Cruz, ressalta:

“É extremamente importante vacinar anualmente o rebanho e tomar os cuidados necessários em caso de suspeita de algum animal infectado, já que a doença pode ser transmitida para o humano”.

Serviço:

A Seap disponibiliza alguns contatos para que o munícipe possa tirar dúvidas ou informar que algum animal apresente algum sintoma suspeito da doença. São eles: 3291-2301 e 98182-1420 (WhatsApp), ambos de segunda a sexta-feira, das 8  às 18 horas. O contato também pode ser feito pelo e-mail: [email protected].