Secretaria de Saúde de Anchieta Saúde adota nova medida para evitar casos de dengue

Secretaria de Saúde de Anchieta Saúde adota nova medida para evitar casos de dengue

Diante do aumento no número de casos suspeitos de dengue no município de Anchieta e com base do Decreto Estadual de Situação de Emergência – (Decreto nº 5623-R/24), a Secretaria Municipal de Saúde irá adotar mais uma estratégia de controle do mosquito Aedes aegypti: o bloqueio em locais com casos suspeitos de dengue.

Conforme informações da Vigilância Ambiental, a ação consiste na aplicação de inseticida, por meio de bomba costal motorizada, nos bairros com maior número de notificações para controlar a infestação de mosquitos. A ação é realizada mediante condições climáticas. O cronograma será suspenso caso esteja ventando ou chovendo.

De acordo com o setor, o uso dessa metodologia apresenta eficácia significativa para o controle do mosquito na fase adulta, uma vez que a névoa de aplicação pode ser direcionada para o local a ser tratado, o mais próximo possível dos domicílios.

Este ano já foram notificadas 79 pessoas, sendo confirmados 18 casos e 54 estão ainda sob investigação.

É importante destacar que a melhor e mais eficiente maneira de controlar o mosquito é eliminar água parada, evitando a procriação do inseto. Segundos dados da Saúde, cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados em residências, em locais onde moram pessoas.

 

 Vigilância Ambiental: (28) 99276-9563.

Dados da Dengue em Anchieta- 2024 (de 01/01/2024 a 24/02/2024)

Fonte: Vigilância Epidemiológica

 

CASOS NOTIFICADOS (suspeitos de Dengue)- 79

CASOS CONFIRMADOS: 18

DESCARTADOS: 7

EM INVESTIGAÇÃO: 54

CRONOGRAMA  BLOQUEIO DE CASO (BOMBA COSTAL MOTORIZADA)

Dia: 28/02/2024

Iriri

– Rua Juliete Cruz;

– Rua Desembargador José;

– Rua Comitê Braga.

 

Dia: 01/03/2024

Alvorada

– Rua Paulo Diniz;

– Rua Guilherme Líbano;

– Rua Marechal Floriano Peixoto;

– Av. Atílio Rauta;

– Rua Odilon Marquezi;

– Rua Adolfo Garcia;

– Rua Aldomário Brilhante.

 

ATENÇÃO:

* A aplicação não será realizada em toda extensão das ruas. Somente no entorno das residências onde algum morador tenha sido notificado  com suspeita de dengue.

* Os próximos  cronogramas serão montados de acordo com a chegada de notificações no setor responsável pela aplicação (Vigilância ambiental).