Secretaria de Saúde promove Dia D de combate à Hanseníase e à Tuberculose
O tratamento dessas doenças é oferecido pelo SUS.
A Secretaria de Saúde está promovendo hoje (27) o Dia D de combate à Hanseníase e à Tuberculose em todos os Postos de Saúde do município.
Durante a manhã, as unidades ofereceram uma palestra auxiliando à população sobre as causas, sintomas e tratamento das doenças.
Hanseníase:
A Hanseníase é uma doença crônica que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes. A transmissão é por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse e espirro de pessoas doentes.
Entre os principais sintomas estão: os nervos dos membros inferiores, superiores e face vão sendo lentamente comprometidos. Muitas vezes só são detectados quando já estão avançados com manchas brancas, vermelhas ou marrons em qualquer parte do corpo.
O tratamento é feito por meio de comprimidos que são fornecidos gratuitamente nas unidades de saúde. O tratamento cura a doença, interrompe sua transmissão e previne incapacidades físicas. Quanto mais cedo for iniciado, menores são as chances de agravamento da doença.
Tuberculose:
A Tuberculose pode ser do tipo pulmonar ou extrapulmonar.
A transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala ou pelo ar ao ter contato próximo com uma pessoa infectada. É importante dizer que um paciente com tuberculose só pode transmitir a doença se houver algum tipo de comprometimento pulmonar em até no máximo 15 dias após o início do tratamento com os medicamentos corretos.
Os sintomas mais comuns da tuberculose acontecem quando a bactéria está no pulmão do paciente. Alguns exemplos são: dor no peito, febre, cansaço, suor noturno, tosse seca por mais de três semanas, produção de catarro, falta de apetite, emagrecimento e escarro com sangue.
O tratamento da tuberculose é totalmente gratuito e oferecido em todos os postos de saúde do Brasil. Consiste no uso de três medicamentos: a pirazinamida, a isoniazida e a rifamicina, que devem ser tomados de acordo com indicação médica. O tratamento deve ser feito por 6 meses consecutivos, independente do desaparecimento dos sintomas em menor tempo.
Conte com o SUS para diagnosticar e tratar essas doenças. Faça o tratamento até o fim.
Fonte: Prefeitura de Iúna
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.