Secretaria de Turismo e Cultura de Alfredo Chaves lança Edital de Seleção de Projetos Audiovisuais
As inscrições estarão abertas durante 15 (quinze) dias corridos a partir do dia 1º de novembro (quarta-feira) e poderão ser realizadas por meio do correio eletrônico [email protected].
Nesta segunda-feira (30/10) a Secretaria de Turismo e Cultura lança o e Projetos nº 01/Edital de Seleção de 2023 – Lei Paulo Gustavo.
O valor total do certame é de R$151.667,26, distribuídos em 10 oportunidades, entre elas Produção Audiovisual (04), Formação Audiovisual (1), Adequação a Salas de Cinema/Apoio a Cinemas Itinerantes/Cinemas de Rua (1), Diversidades Culturais (4).
As inscrições estarão abertas durante 15 (quinze) dias corridos a partir do dia 1º de novembro (quarta-feira) e poderão ser realizadas por meio do correio eletrônico [email protected].
Segundo o secretário da Pasta, Ricardo Silva Nascimento, ‘Esta é mais uma possibilidade dos fazedores de cultura do município colocarem suas propostas não só de fortalecimento da cultura alfredense, mas também de registro, já que este edital versa principalmente sobre a área do audiovisual, pois o Paulo Gustavo era do cinema. Ele era um artista brilhante que nos deixou tão cedo, uma grande perda para a Cultura brasileira, um talento admirável’.
Ainda conforme Ricardo, Alfredo Chaves, assim como a maioria dos pequenos municípios brasileiros, desprovidos de equipamentos culturais como o cinema, não possui a cultura do audiovisual, muito menos produtores da área, no entanto, esta oportunidade pode contribuir para despertar talentos, sobretudo entre os jovens.
A Lei Paulo Gustavo (LPG) foi aprovada em 2022 e tem como objetivo ações emergenciais destinadas ao setor cultural em decorrência da pandemia do COVID-19. É uma forma de homenagem a obra do ator e comediante Paulo Gustavo, um dos artistas contemporâneos mais importantes do Brasil, vitimado pelo vírus em maio de 2021.
Em maio deste ano o Decreto 11.525/2023 e o Decreto 11.452/2023 (Decreto de Fomento) regulamentaram a distribuição dos recursos financeiros. Estes são oriundos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e do superávit do Fundo Nacional de Cultura (FNC).Trata-se do maior recurso destinado à cultura em que o Ministério da Cultura (MinC) fez a transferência diretamente para Estados e Municípios.
Outras informações:
Secretaria Municipal de Turismo e Cultura
Tel: 27 3269 – 2735/2737
Fonte: Prefeitura Alfredo Chaves
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.