Secretaria Municipal de Saúde de Marataízes capacita equipe para coleta do teste do pezinho nas unidades

Secretaria Municipal de Saúde de Marataízes capacita equipe para coleta do teste do pezinho nas unidades

A Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira (15), uma atualização para os profissionais que realizam a coleta do Teste do Pezinho nas unidades básicas de saúde. O conhecido teste do pezinho, também chamado de Triagem Neonatal, é uma das formas de identificação dos bebês que têm certas chances de apresentar algumas doenças congênitas e que podem ser assintomáticas durante o período neonatal. No Brasil, o teste do pezinho é um direito garantido por lei, oferecido gratuitamente pelo SUS, e deverá ser feito em um período específico para garantia de eficácia.

“Esse é mais um passo que estamos dando para ampliar a nossa atuação com a população. O teste do pezinho é obrigatório e nos ajuda a prevenir doenças e complicações futuras”, afirmou Cristiane França, Secretária Municipal de Saúde.

Apesar de sua importância, o teste do pezinho é muito simples e rápido. São colhidas algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê, que posteriormente serão analisadas em laboratório. Com essa amostra é possível identificar sete tipos de doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas, sendo elas: Fenilcetonúria; Hipotireoidismo Congênito; Deficiência de Biotinidose; Hemoglobinopatias e Fibrose Cística.

Após o nascimento do bebê, o teste do pezinho deverá ser feito entre o 3º e 7º dias de vida. Quando a coleta é feita tardiamente, a suspeita de algumas doenças é dificultada, podendo atrasar intervenções e até mesmo tratamentos. A triagem não pode ser feita antes de 48 horas de vida, pois o recém-nascido, durante este período, ainda apresenta alterações hormonais e metabólicas que influenciam o resultado do teste.

Fonte: Prefeitura de Marataízes