Senadora Rose de Freitas acerta no Minfra nova audiência pública para atualizar projeto da Ferrovia Centro-Atlântica
Um dos principais gargalos para ampliar a capacidade de escoamento da produção que passa pelos portos capixabas, a construção da ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – contorno da Serra do Tigre – será tema de nova audiência pública promovida pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra).
A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 1, em reunião da senadora Rose de Freitas (MDB-ES) com o ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio e representantes do setor produtivo. A data e local serão definidos pelo ministério, mas deve ocorrer ainda este mês.
A iniciativa atende a pedido dos setores industrial, representado na reunião pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), e do agronegócio, representado pela Associação dos Produtores de Soja, Milho, Sorgo e outros Grãos Agrícolas (Aprosoja) do Estado de Minas Gerais.
Eles cobram atualização do projeto apresentado pela VLI Multimodal – empresa concessionária que controla o transporte ferroviário de cargas da FCA e da Ferrovia Norte-Sul. O prazo de 30 anos da concessão chega ao fim em 2026 e a renovação está condicionada ao atendimento do interesse coletivo dos estados que serão beneficiados com a nova malha ferroviária.
Avanço – Rose entregou ao ministro um estudo encomendado pela FINDES – já apresentado em setembro de 2021 ao então ministro Tarcísio Gomes de Freitas – com cinco cenários na antecipação da renovação da concessão da FCA. Um deles sugere a construção de uma variante de 395 quilômetros na Serra do Tigre, em Minas Gerais, entre os municípios mineiros de Patrocínio e Sete Lagoas.
“De todo o esforço que está sendo feito por nossos estados, tive uma boa notícia de que teremos uma nova audiência pública, o que faz o Brasil ver que não há momento que seja dada uma sentença, dentro de um processo tão importante de investimento, e que desintegre o Brasil ou isole alguma parte dele”, afirmou a senadora.
A presidente da FINDES, Cris Samorini, que participou remotamente da reunião, reforçou que a realidade atual do Espírito Santo exige a revisão do projeto da FCA proposto pela VLI. “Nós temos uma outra realidade no Espírito Santo e precisamos trazer esses elementos como fato prioritário”, pontuou.
Ela ponderou que “a gente tem, de fato, uma outra realidade, mas precisamos ter uma intenção de que isto caminhe neste sentido de analisar o que está colocado. A gente vem sofrendo embates em relação ao que fizemos de acordo com o Ministério da Infraestrutura e ANTT, de analisar e colocar a Fundação Dom Cabral para fazer novos estudos, e isso demonstra um cenário bem diferente”.
Já o presidente da Aprosoja, Fábio Sales, defendeu a atualização do projeto ao destacar que acontecimentos recentes – como a guerra na Ucrânia promovida pela Rússia – ajudaram a mostrar a realidade do agro brasileiro e suas deficiências, como a utilização de fertilizantes que são importados da Rússia. Segundo ele, ao olhar para o mapeamento da ferrovia ficou evidente a necessidade de se conectar com os portos capixabas urgentemente.
“Nós precisamos de portos com grandes capacidades e precisamos de portos que tenham armazenagens para grãos difíceis, como os farelos. Isso já é uma situação que nos foi proposta. O que nós imaginamos é que com a necessidade de antecipação das concessões, das coisas rodarem um pouco mais rápido, o pessoal se precipitou”, avaliou.
Audiência Pública – Aos participantes da reunião, o ministro explicou que “nós vamos fazer uma nova audiência pública para que a gente possa conhecer detalhadamente o projeto que a VLI tem apresentado para a União, e a gente possa, em conjunto, trazer as contribuições e sair do outro lado com aquela renovação que realmente faça sentido para o país”.
Marcelo Sampaio não descartou a inclusão do transporte de passageiros no novo projeto. “Porque não pensarmos no transporte de passageiros no setor ferroviário?! Isso faz parte de uma grande agenda olhando o Estado brasileiro provido de infraestrutura, com crescimento, e isso vai ser visto nesta audiência pública nova para esse corredor Centro-Leste”, assegurou.
E completou: “É um compromisso nosso, senadora Rose de Freitas. Quero agradecer o seu empenho no Senado Federal em trazer as pautas importantes não só para o estado do Espírito Santo, mas também para o país. Conte conosco!”.
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