Tudo o que você precisa saber sobre toxina botulínica

Tudo o que você precisa saber sobre toxina botulínica

A toxina botulínica, popularmente conhecida como “Botox”, é amada por homens e mulheres, e é, sem dúvidas, um dos procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios.

A popularidade das toxinas dá pela capacidade de relaxar e paralisar parcialmente a musculatura do rosto, fazendo com que as rugas dinâmicas (aquelas que se formam com os movimentos de nossas expressões faciais) sejam atenuadas, e prevenindo ainda, que se sejam formem ou intensifiquem as rugas fixas causadas pelos movimentos repetidos.

O local de aplicação mais comum é na região das rugas da testa, no espaço entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos, nos “pés de galinha”. Uma aplicação bem dosada proporciona um efeito jovem e natural.

Além do uso estético, a toxina botulínica também pode ser usada como tratamento da hiperidrose palmar e axilar (suor excessivo), espasmo hemifacial (quando metade do rosto sofre com repuxos), enxaqueca, estrabismo, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), dentre outros.

Após a aplicação, possível começar a notar seu efeito de 3 a 4 dias. O pico de ação ocorre em torno de 2 a 3 semanas, e sua durabilidade é de 3 a 6 meses, variando de pessoa para pessoa.

Muitos aspectos interferem na durabilidade do botox. Em pessoas com a musculatura facial mais forte e espessa, pessoas muito expressivas, por exemplo, a duração pode ser menor que em outras pessoas. Assim como em outras, por características próprias, quem têm a musculatura da fronte (testa) mais estreita, pode ser que não se consiga arquear/elevar muito a sobrancelha. Cada pessoa tem uma anatomia diferente, traços únicos, e somente ao analisar cada paciente individualmente podemos definir os pontos ideais de aplicação.

O uso do botox não tem indicação de idade. Algumas pessoas com mais idade podem não apresentar muitas rugas, enquanto outras após 20 anos já têm marcas mais evidentes. A toxina pode ser utilizada em ambos os casos, pois atua tanto com o objetivo de prevenir, como de suavizar.

É importante destacar que em peles onde já existem muitas marcas não é possível melhorar o aspecto de todas as rugas somente com botox, nesses casos pode ser necessário associar outros procedimentos como lasers ou preenchimento.

A medida que o paciente faz o uso regular da toxina (respeitando sempre o intervalo de segurança para que não ocorra efeito vacina e crie resistência), a duração e o resultado vai ficando cada vez melhor e mais duradouro. Justamente pela reeducação da mimica (modulação muscular) e principalmente quando associado à tratamentos que mantenham a qualidade da pele e o em dia.

 

Fonte: Folha Vitória