‘Um Olhar sobre Vila Velha’: começa a 2ª edição do Concurso de Desenho

‘Um Olhar sobre Vila Velha’: começa a 2ª edição do Concurso de Desenho

O Concurso de Desenho das escolas municipais de Vila Velha está de volta em sua segunda edição. O edital, lançado pela Secretaria Municipal de Educação no mês de junho, teve adesão de 52 unidades escolares.

Os participantes são alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No concurso de Desenho “Um Olhar Sobre Vila Velha”, o estudante precisa criar um desenho autoral que remeta à cidade, se expressando sobre a população, cultura, patrimônio histórico e/ou cultural do município.

Cada escola é responsável pela avaliação e realiza a sua premiação interna. Os critérios de avaliação para escolher os vencedores são: fidelidade ao tema, originalidade/criatividade, qualidade artística e técnicas do desenho. As categorias são: Infantil, Infanto-juvenil e EJA.

O primeiro lugar de cada categoria tem seu desenho reproduzido no muro da escola por um artista local, além de receber medalha, certificado de participação e kit cultural. O segundo e terceiro lugares também são premiados com medalha, certificado e kit.

Para o coordenador de Arte e Cultura Edmilson Galdino, o concurso tem a função de aflorar diversos sentidos nos estudantes: “A arte tem um papel importante na formação do aluno, pois o leva à experiência da fantasia, da descoberta, da aventura e da experimentação, possibilitando o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade”, disse.

A primeira escola a premiar os alunos será a UMEI Tia Nina, no dia 12 de agosto. Em seguida, outras escolas iniciam as premiações e execução da pintura no muro da escola.

Concurso de Desenho “Um Olhar Sobre Vila Velha”

Organizado pelo setor de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação, o concurso de desenho teve início em 2021. Ele foi criado a partir da ideia de homenagear os 486 anos da cidade, comemorados no ano passado.

Para participar, o aluno precisa fazer um desenho original que remeta à cidade, expressando a população, cultura e o patrimônio histórico e/ou cultural. O aluno vencedor do concurso é homenageado com a reprodução de seu desenho no muro da escola.

 

Fonte: PMVV