Verão da Convivência em CCTI é marcado com muita alegria e muita integração
Aproximadamente 100 pessoas entre crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e pessoas idosas prestigiaram o encontro intergeracional do “Verão da Convivência”, realizado na manhã desta quarta-feira (11), no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), em Jardim da Penha.
O evento promoveu, além da convivência, um encontro de gerações e de trocas entre os grupos. Uma das mais animadas era a idosa Vlânia Moraes, de 82 anos.Ela contou que deixou de ir fazer atividade física com a filha para comparecer ao eventol.
“É muito bom encontrar todo mundo. É lazer. É aqui que me comunico. Eu fico muito sozinha em casa. Aqui, exercito a cabeça e o corpo. Volto para a casa tranquila”, falou.
A dona de casa Elaine Ferreira Vargas, de 55 anos, entrou no clima do ‘Verão da Convivência’ e foi vestida a caráter.
“Vim vestida como se estivesse curtindo o verão no Havaí. Eu gosto de festa. Gosto dessa animação”, disse.
Elaine revelou que costumava frequentar o CCTI em Jardim da Penha para levar uma irmã, que morreu há um ano.
“Não tenho a idade ainda para participar, como moro pertinho e gosto de todos vim prestigiar e animar”, contou a dona de casa.
O encontro intergeracional atraiu até quem passava pela calçada em frente ao CCTI, como foi o caso de Leila Oliveira, de 48 anos, que trabalha num escritório de advocacia próximo ao local. Ela disse que todos os dias, quando vai ao trabalho observa o entre e sai dos idosos no CCTI, mas hoje decidiu parar atraída pelo som das vozes do coral.
Muito emocionada, Leila disse que não conseguiu conter as lágrimas ao ver a felicidade das pessoas no espaço. “É visível que eles estão felizes. Dá para ver que eles se sentem amados, queridos, respeitados. Eles carregam muita história de vida e isso é lindo de ver, de ouvir”, descreveu ela.
A dona de casa Neuziete Andrade, de 67 anos, também ficou emocionada ao chegar no CCTI em Jardim da Penha. Pela primeira vez visitando o espaço, ela disse que estava lá para que a neta Luiza, que tem uma deficiência, pudesse participar do encontro de gerações.
Ela admitiu o que parecia uma obrigação se transformou num momento de muita alegria para as duas.
“Aqui é muito bonito. Fiquei feliz com a alegria da minha neta. E na minha idade a gente precisa passear, se distrair e aqui tá tudo lindo e alegre”, afirmou Neuziete.
O “Verão da Convivência” está acontecendo em todos os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), que recebem crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos, em todos os territórios da capital.
De acordo com a gerente dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Vitória, Cristina Silva, o objetivo é promover a convivência de diferentes gerações que contribui para a quebra de preconceito com o processo de envelhecimento e trocas de experiências dos mais maduros com os mais jovens.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, disse que esses momentos são importantes para o fortalecimento de laços afetivos familiares e comunitários.
“Os encontros intergeracionais são também uma oportunidade de construção de um olhar mais respeitoso entre as gerações”, comentou.
Fonte: PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui