Verão limpo em Presidente Kennedy: Comunidade se une em Mutirão de Limpeza
Ações do Praia Limpa e Onda Limpa continuarão todos os sábados até o fim de janeiro
Nesse sábado (20), as praias de Marobá e Neves, em Presidente Kennedy, receberam a ação do projeto Praia Limpa.
Na ocasião, iniciou-se uma caminhada ecológica, com distribuição de kits de cuidados com a praia, como saquinhos de plástico biodegradável aos banhistas. Toda a ação começou às 8h e ocorrerá todos os sábados até o fim de janeiro, no mesmo horário.
O evento incentiva, conscientiza e educa os banhistas a preservarem as praias do município, que, nesta data, também aproveitaram uma programação de shows com vários artistas regionais e torceram na final do campeonato de Futevôlei misto e master na arena Dário Pacheco, localizada às margens da praia.
Com o objetivo de promover a conscientização ambiental, os projetos Praia Limpa e Onda Limpa buscam, em conjunto com a população, gerar impactos positivos nas praias e no município como um todo.
“É motivo de muita alegria receber o Praia Limpa para colaborar com o Onda Limpa. Os projetos ambientais e outros relacionados ao verão, desempenham um papel crucial na promoção da sustentabilidade e na proteção do meio ambiente. Além de manter as praias limpas, tais iniciativas visam preservar ecossistemas costeiros, garantindo a biodiversidade marinha, deixando a praia mais bonita e promovendo o turismo sustentável”, pontua o prefeito Dorlei Fontão.
A restinga é uma vegetação situada ao longo da areia e em regiões próximas ao mar. Ela é uma das principais responsáveis por evitar problemas ambientais, atuando como uma barreira física contra a ressaca do mar e evitando o desgaste das praias.
Sobre esse tipo de vegetação nas praias de Presidente Kennedy, a engenheira ambiental da prefeitura, Mariele Pinon, destacou que, por meio do projeto ‘Onda Limpa’, a preservação das restingas do município é realizada até mesmo para os turistas.
Esse tema também foi enfatizado durante a ação do Praia Limpa realizada neste sábado.
“Além de tornarem nossas praias mais bonitas, as nossas restingas servem como refúgio para animais como tartarugas marinhas, que as utilizam para a procriação, construindo ali os seus ninhos. Muitos banhistas têm dificuldade em compreender a importância dessa vegetação, por ser rasteira, mas o trabalho da prefeitura tem surtido efeito”, completa.
município de Presidente Kennedy possui outros projetos para cuidar do meio ambiente durante o ano de 2024, como os já praticados no ano passado, como “Território dos Ipês”, “Pomar Urbano e Rural”, “Barraginha” e “Olho no Óleo”, sendo este último diretamente relacionado ao ecossistema marinho.
De acordo com Dorlei, a conscientização ambiental gerada por esses programas pode resultar em impactos positivos a longo prazo, pois educam a comunidade e a incentivam a práticas sustentáveis.
“O engajamento em projetos ambientais não se limita ao verão, mas se estende a todos os outros programas que desenvolvemos ao longo do ano. Isso não apenas melhora a qualidade de vida local, mas também fortalece a imagem da cidade como um destino comprometido com a proteção do meio ambiente”, diz.
Fonte Folha Vitória
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.