Os alunos das EMPEFs Luiz Lube e Naly do Sacramento Freitas tiveram uma manhã especial nesta terça-feira (20). Para começar, os amiguinhos de escolas diferentes se reencontraram na Chácara Casa Verde, em Piapitangui. A turma dobrou de tamanho e eles tiveram muito mais colegas para compartilhar o conhecimento.
Para a aula do dia, o quadro, o giz e o caderno deram lugar às árvores e bichos, que fazem da paisagem um lugar de beleza singular. Fica fácil aprender assim.
O conteúdo foi escolhido a dedo para o passeio: a importância da árvore para nossa vida. O tema é uma iniciativa da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, em alusão ao Dia da Árvore (21).
Para tudo ficar ainda melhor, a aula saiu do teórico, com explicação sobre a preservação do meio ambiente, para o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica dentro da fazenda. A atividade tem como intuito educar os pequeninos desde cedo:
“A aula de campo demonstrou muito além do que a gente poderia mostrar em sala de aula. Foram momentos concretos, como o plantio, que trazem a importância da preservação na educação e na formação de cidadãos do futuro”, explicou a pedagoga Franciane Bicalho.
E eles amaram. Quando a equipe foi perguntar a uma aluna sobre as atividades, o grupinho se formou para interagir junto.
“Achei as abelhas legais e gostei de plantar árvores porque o nosso mundo precisa preservar a natureza”, comentou Valentina Goulart, de 4 anos, da escola EMPEF Naly do Sacramento Freitas. A Louise Pereira, de 4 anos, e a Ana Júlia Lopes, de 5 anos complementaram a conversa: “Na minha casa tem muita árvore com frutinha e é muito legal”, disse Louise. “A gente gosta muito de pegar as frutas no pé”, falou a Ana.
Os alunos Miguel Silva da Hora, 5 anos, e Luna Castro da Silva, 5 anos, da EMPEF Luiz Lube ficaram impressionados com as colmeias e o mel. As crianças acharam o plantio das mudas fantástico e disseram que as plantas dão frutas, como banana, e pela sombra para descansar.
Durante a visita, os alunos conheceram as abelhas da chácara e conheceram o trabalho em equipe para a produção do mel. Da aula, outro legado foi agregado, a importância da comunidade e de cuidar do espaço onde vivem:
“É muito importante porque as crianças já vivem nesse ambiente e momentos como estes a integram no seu próprio espaço, reforçando a necessidade do cuidado com a natureza”, explicou a professora da EMPEF Luiz Lube, Denise Emiliano.
“É de grande valor, eles estão vivendo na prática e, ao lado de casa, aquilo que explicamos na sala de aula”, adicionou a professora da EMPEF Naly do Sacramento, Aparecida Dias de Almeida.
Para finalizar a aula com um gostinho de quero mais, os alunos puderam experimentar o mel puro, ainda na colmeia e voltaram para suas escolas com a bagagem cheia de experiências para contar para seus familiares e amigos.
A programação da semana continua com eventos para todas as idades. Confira abaixo:
21/09/2022 – Quarta-feira: Dia da Árvore
7:00 – Distribuição de composto orgânico da Usina de Compostagem da Prefeitura e de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na feira livre de Marcílio de Noronha;
14:00 – Entrega da premiação aos vencedores da VI edição do Concurso de Desenhos no Gabinete do Prefeito.
22/09/2022 – Quinta-feira: Circuito Reflorestar Viana com a melhor idade
8:00 – Visita às Ruínas de Belém;
9:00 – Fala sobre o Programa Reflorestar Viana e a importância do reflorestamento;
9:30 – Trilha ecológica no Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba;
23/09/2022 – Sexta-feira:
– Circuito Reflorestar Viana com alunos da EMEF Soteco – Agentes Ambientais – campo do América, Soteco.
7:30 – Plantio de mudas nativas no entorno do campo do América por alunos da EMEF Soteco;
8:00 – Fala sobre o Programa Reflorestar Viana e a importância do reflorestamento;
– Trilha ecológica com alunos da APAE no Centro de Educação Ambiental Jucuruaba.
7:30 – Trilha ecológica no Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba com alunos da APAE;
8:30 – Plantio de mudas nativas da Mata Atlântica na Fazenda Experimental do INCAPER.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.