Viana intensifica combate a mosquitos no munícipio

Viana intensifica combate a mosquitos no munícipio

Zumbido irritante no ouvido à noite e picadas que, com certeza, incomodam. É difícil encontrar uma cidade em que alguém não tenha sido vítima dos pernilongos. E o combate ao mosquito, claro, depende de uma ação conjunta entre população e município. A prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e ao Culex, conhecido como pernilongo, segue constante em Viana. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), preparou ações para intensificar o combate

Por meio da vigilância em saúde e dos agentes de endemias, a Secretaria da Saúde está fazendo a conscientização nos imóveis, com o intuito de alertar a população sobre como auxiliar no combate ao mosquito.

Dois carros de fumacê circulam pelos bairros da cidade das 17 às 23 horas.

Confira o cronograma de circulação:

  • SEGUNDA – Universal; Ipanema; Parque do Flamengo; Canaã; e Primavera; Nova Bethânia; Campo Verde; e Coqueiral de Viana;
  • TERÇA – Marcílio de Noronha I e II; Guaritas (13 de Maio); e Industrial; Vila Bethânia; Arlindo Villaschi; e Eldorado;
  • QUARTA – Ribeira; Bom Pastor; Vila Nova; Nova Bethania; Canaã; Universal; Guaritas (13 de Maio); e Ipanema;
  • QUINTA – Viana Sede; Santa Terezinha; Santo Agostinho; Nova Viana; Cabral; Verona; Araçatiba; Jucu; Nova Belém; Antártica; Marcílio de Noronha I e II;
  • SEXTA – Soteco; Areinha; Vale do Sol; Nova Bethânia; Campo Verde; Caxias do Sul; e Morada de Bethânia.

Quando o carro fumacê passar, para ocorrer de forma segura, a Secretaria de Saúde alerta para que moradores retirem, guardem ou mantenham cobertos os alimentos expostos, água para consumo animal e utensílios que estejam ao ar livre de uso diário, roupas no varal, gaiolas de pássaros, aquários e colmeias de abelhas.

O setor responsável informa que em caso de chuva a aplicação será suspensa e o cronograma será reajustado, pois impossibilita a aspersão do inseticida no ar.

A Secretária de Saúde, Jaqueline Jubini, falou sobre o combate ao mosquito “Culex”. “Sabemos que a proliferação desse mosquito está causando muito desconforto na nossa população. Por isso, adotamos medidas que vão combater essa proliferação. Contamos com o apoio de todos os moradores para que recebam os agentes e evitem o acúmulo de água; mantendo as casas e quintais sempre limpos”, declarou.

Agentes de endemias realizam ações de prevenção

A SEMSA ainda realiza ações de combate por meio de visitas regulares de agentes de endemias para vistorias exercer vigilância, prevenção e controle de doenças. Os profissionais são responsáveis por inspecionar residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos para buscar focos endêmicos, além de examinar cuidadosamente caixas d’água, calhas e telhados, aplicar larvicidas e inseticidas e orientar a população quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas.

A orientação é que a população permita o acesso do agente em residências e estabelecimentos. Em Viana, os profissionais atuam devidamente uniformizados com camisa de cor cinza, com brasão da prefeitura e identificação da SEMSA, calça jeans e bolsa amarela. Além disso, os profissionais são orientados a entrar somente acompanhados do morador. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria da Saúde pelos telefones (27)3255-1621 e (27) 99786-3045.

Combate é um dever de todos!

O município realiza ações para diminuir a incidência de mosquitos, mas esse combate é um dever de todos. Por isso, preparamos dicas de ações que podem ser feitas pela população durante todo ano e de forma intensificada em períodos sazonais.

Evitar acúmulo de água

O mosquito coloca seus ovos em água limpa. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a limpeza do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação.

Colocar areia nos vasos de plantas

O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

Limpeza de caixas d’água

Grandes reservatórios, como caixas d’água, baldes e galões, são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Tampar reservatórios e evitar acúmulo de água em poças é importante para eliminar criadouros.

Aplicação de desinfetante em ralos

Ralos e canaletas que não têm uso diário devem ser cobertos com telas que impeçam a entrada de mosquitos ou adicione meio copo de água sanitária, ou qualquer desinfetante semanalmente. Na hora da escolha, dê preferência para ralos com tampa abre e fecha.

 

Fonte: Prefeitura de Viana