Viana leva vacinação contra HPV nas escolas do município

Viana leva vacinação contra HPV nas escolas do município

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), está realizando a campanha nacional de vacinação contra o vírus causador do HPV. A ação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em algumas escolas do município.

O objetivo da ação é vacinar meninos e meninas de 9 a 14 anos e induzir imunidade sem que o corpo tenha que entrar em contato com os causadores das doenças. O imunizante não tem contra indicação.

O papilomavírus humano (HPV) é a infecção sexualmente transmissível (IST). Muitas pessoas com HPV não desenvolvem sintoma nenhum, mas ainda podem contaminar outras pessoas. Quem não foi vacinado fica exposto, desnecessariamente, a uma doença que já pode ser prevenida por vacina.

A EMEF Soteco, com a UBS do bairro, já começou a vacinação dos alunos. O jovem Bernado Trindade já está acostumado a tomar vacina e se sente mais forte a cada aplicação.

“Não fico mais preocupado com a vacina, já tomei tantas vezes. Sei que não vai doer. O importante é se vacinar para não ter risco de pegar a doença”, comentou o menino.

Em caso de medo, o aluno Lucas Gabriel tem uma dica infalível: “É só não olhar para a agulha. Se não olhar, não dói”.

Para ser vacinado na escola, o aluno precisa levar, assinado pelo responsável, um termo de consentimento. A criança só será vacinada mediante apresentação da autorização, acompanhada do cartão de vacina e documento de identificação. Cada unidade de saúde tem a própria data para ir à escola.

Além da vacinação nas escolas, as 18 unidades básicas de saúde do município ofertam a vacina. A aplicação acontece conforme o horário de funcionamento das salas de vacina.

 

 

Fonte: Prefeitura de Viana