O sol raiava no horizonte quando mais de 250 ciclistas de todas as idades e municípios da Grande Vitória se reuniram para um passeio em família aproveitando a natureza preservada de Viana. Esse foi o cenário do 1º Pedal Passeio da Árvore realizado neste domingo (18).
Os ciclistas largaram no Parque de Exposições de Viana Sede, percorreram mais de 8 quilômetros em meio às riquezas do ecossistema da cidade, aproveitando sensações que só a natureza pode proporcionar, e chegaram à cervejaria Else Beer, na localidade de Pedra da Mulata.
Pedalar é saúde e preservação! Além do fato de não poluir, o passeio de bike contribuiu para a preservação do meio ambiente: os participantes tiveram a experiência única de plantar árvores nativas da Mata Atlântica com as próprias mãos.
Além de levar lembranças marcantes do passeio, os ciclistas ainda puderam levar mudas de plantas e árvores para casa como prêmio.
“Essa é a primeira edição deste evento que vem para contribuir com a política voltada para o meio ambiente da cidade. Nós estamos em pleno crescimento e desenvolvimento econômico, para isso precisamos também ter um crescimento sustentável. O que defendemos em Viana é um ambiente legal para quem escolheu a cidade para poder viver e também para visitar”, destacou o prefeito Wanderson Bueno.
A cliclista Maria José Moraes participa há seis anos do grupo Layds & Brutas, que faz passeios em grupo com mais de 100 ciclistas em Viana. Neste domingo, ela veio novamente com as amigas para participar do Pedal da Árvore.
“Não podia perder a oportunidade de conhecer um pouco mais do verde de Viana e a oportunidade de plantar uma árvore. Nós fazemos passeios em Viana porque é mais tranquilo e seguro, sem contar na possibilidade de conhecer novos lugares e ver essa paisagem encantadora”, disse Maria José.
Pedalar em família proporciona memórias inesquecíveis, como afirma Ana Paula Biancardi. A ciclista participou do passeio com a filha, a pequena Mariana, em uma bicicleta dupla.
“Achei muito legal participar de um evento assim junto com a família. O ciclismo já é tradição na nossa família, meu marido compete e nós fazemos passeios assim há alguns anos”, comentou Ana.
O passeio também foi oportunidade para Helen de Souza Rodrigues retornar ao ciclismo e fazer um percurso diferente.
“Foi bem legal participar. Tinha muito tempo que eu não pedalava, estava precisando retornar. Foi um trajeto divertido e no final pude plantar uma árvore”, disse a ciclista.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo (SEMECT).
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.