Vila Velha amplia faixa etária de vacinação contra meningite ACWY
Para aumentar a proteção contra a doença meningocócica, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo, por meio de Nota Técnica aos municípios, ampliou o público-alvo da vacinação da meningite ACWY.
Agora, as crianças e adolescentes não vacinados de 10 a 29 anos de idade podem se imunizar. Anteriormente, o imunizante estava disponível para pessoas com até 19 anos. A ampliação da faixa etária é temporária, enquanto durar o estoque da meningocócica ACWY.
Para se imunizar, o interessado deve realizar o agendamento online no site da Prefeitura de Vila Velha. Novas vagas são disponibilizadas todas as sextas-feiras, às 15h, para vacinação na semana seguinte.
Sobre a doença meningocócica
A meningite meningocócica é uma doença infecciosa, que acomete as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, transmitida através do contato direto com secreções da garganta ou nariz de portadores da Neisseria meningitidis.
Existem até o momento 13 sorogrupos de meningococos, classificados de acordo com a especificidade capsular. Destes, apenas cinco (A, B, C, Y e W 135) são responsáveis pela grande maioria dos casos de doença meningocócica. Por isso, são ofertadas aos adolescentes entre 11 e 12 anos, protegendo-os contra quatro tipos de meningite.
Fonte: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.