Vitória prepara arenas para torcedores na Copa do Mundo
A bola vai rolar na Copa do Mundo do Qatar e a Prefeitura de Vitória preparou uma estrutura especial para os torcedores assistirem aos jogos da Seleção Brasileira na capital. Serão quatro “arenas” para curtir antes, durante e após as partidas do time canarinho.
Nos dias 24 e 28 de novembro e 2 de dezembro, datas referentes aos jogos do Brasil na primeira fase do Mundial, as estruturas serão montadas nestes pontos:
Praia de Camburi: em frente ao Clube dos Oficiais;
Jardim Camburi: Praça Nilze Mendes
Itararé: Praça principal;
São Pedro: Praça Dom João Batista.
Cada arena contará com telão e palco para apresentação de artistas regionais.
“O nosso principal objetivo é garantir a segurança de todos aqueles que desejam confraternizar, assistir aos jogos e ir aos locais com amigos e familiares. Isso envolve segurança pública, segurança viária, vigilância sanitária e a saúde. A expectativa é que as arenas recebam um fluxo grande de pessoas. O nosso desejo é que todos se divirtam durante os jogos com tranquilidade”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
“Tivemos um grande sucesso na final da Libertadores, não tivemos nenhum tipo de dificuldade. Foi muito dialogado, é importante frisar, com o setor produtivo e com o Sindbares. Nós vamos trabalhar dentro da legalidade, mas sempre dialogando muito com o setor produtivo”, completou o prefeito.
Várias equipes da Prefeitura de Vitória estarão envolvidas nos eventos. Será uma ação integrada entre diversas secretarias para que as ações coordenadas possam ter efetividade.
O Disque-Silêncio, por exemplo, vai fazer o monitoramento para evitar veículos com som, caixas de som portáteis e também vai fiscalizar atividades em toda a cidade para evitar excessos e perturbações durante os jogos da Copa. As denúncias podem ser feitas pelo 156 e aplicativo Vitória online e pelo site.
Equipes da Vigilância Sanitária estarão presentes nas arenas fazendo abordagem educativas nos estabelecimentos.
Central de Serviços
A Central de Serviços atuará com equipes de limpeza e também vai fornecer banheiros para os torcedores durante as partidas.
Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação
A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) fará o controle e a organização do comércio de ambulantes.
Segurança
Agentes do grupamento de Proteção Comunitária vão patrulhar os locais com quadriciclos, agentes a pé e em viaturas. Agentes de trânsito e do Grupamento Tático Operacional vão garantir a segurança viária nos locais e arredores.
Cultura
As quatros arenas contarão com atrações culturais priorizando artistas locais de Vitória. As apresentações acontecerão antes e após os jogos com a presença de escolas de samba e demais artistas.
Saúde
As unidades de saúde dos bairros Praia do Suá, Nova Palestina/Conquista, Maruípe, Santo Antônio, Jardim Camburi e Maria Ortiz funcionarão das 7 às 19 horas nos dias dos jogos do Brasil.
Também nos dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo, as demais unidades de saúde, Centro Municipal de Especialidades, Casa Rosa e Centros de Atenção Psicossocial, seguirão o horário de funcionamento conforme Decreto Municipal Nº 21.342, publicado no Diário Oficial do Município no dia 13 de outubro.
Pronto Atendimento
O Pronto Atendimento (PA) de São Pedro, situado na rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro III; e o Pronto Atendimento da Praia do Suá, que funciona na rua Almirante Tamandaré, no bairro Praia do Suá, manterão o plantão 24 horas.
As equipes serão reforçadas para garantir agilidade no atendimento aos munícipes.
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e outras Drogas, localizado na Ilha de Santa Maria, e o Caps de São Pedro também manterão o plantão 24 horas.
24 de novembro: das 7h às 14h;
28 de novembro: das 7h às 12h;
2 de dezembro: das 7h às 14h;
O que pode e não pode na hora de pintar ruas
A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), traz recomendações para que decorações alusivas à Copa do Mundo sejam feitas dentro da legalidade e de forma segura na hora de enfeitar os espaços.
Os torcedores poderão pintar ruas e calçadas, desde que tenham a autorização dos proprietários dos imóveis. Além disso, as pinturas precisam ser feitas com tinta à base de água ou cal, que sai com o passar dos dias. Caso os moradores desejem fechar calçadas ou ruas para a pintura das mesmas, para comemoração ou assistir aos jogos da Copa, devem também pedir a autorização para a interdição parcial ou total da calçada ou da via à Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran).
Não é permitido pintar avenidas de grande circulação; fazer propaganda em faixas e banneres; pendurar bandeirinhas ou qualquer placa comemorativa que atrapalhe semáforos, sinalização ou placas de trânsito ou em fios de eletricidade e telefonia; pintar árvores, semáforos, sinalização horizontal ou placas de trânsito; pintar equipamento e imobiliário urbano; fixar placas em praças, parques e jardins.
Bandeirolas e outros adornos podem ser pendurados por barbantes de algodão. Materiais de metal, como arames, papel laminado e serpentina metalizada e outros, devem ser evitados porque são condutores de energia e podem ocasionar choques na rede elétrica.
Recomenda-se que os enfeites – e principalmente as bandeirinhas penduradas de um poste a outro – estejam pelo menos a 1 metro de distância dos fios elétricos e abaixo deles. Balões que sobem ao céu com o auxílio de fogo estão proibidos no país, sob risco de multa e detenção, devido ao risco de incêndios e contato com a rede elétrica.
Também não é permitido imagens com qualquer tipo de propaganda. Nesse caso, os proprietários das edificações podem ser intimados para se regularizar. Se não o fizer, pode ser multado. O valor varia de acordo com o tamanho do desenho. Carros de som são proibidos na cidade, segundo o decreto 17304/18 que estimula multa em caso de descumprimento. Qualquer denúncia ou reclamação de irregularidade deve ser feita por meio do Fala Vitória 156.
Expediente na PMV
A Prefeitura de Vitória informa que, conforme consta no Decreto Municipal Nº 21.342, publicado no Diário Oficial do Município (DIO), no dia 13 de outubro, o expediente nas repartições públicas de Vitória foi excepcionalmente alterado na chamada “Fase de Grupos” da Copa do Mundo, em dias de jogos da Seleção Brasileira:
24 de novembro: das 7h às 14h;
28 de novembro: das 7h às 12h;
2 de dezembro: das 7h às 14h;
Os órgãos que trabalham em regime de escala e os serviços que não admitem paralisação vão funcionar normalmente.
Quanto às aulas, quando os jogos do Brasil ocorrerem em dias letivos, no horário das 13 horas, não haverá aulas para o turno vespertino. Quando os jogos ocorrerem às 16 horas, os estudantes serão dispensados às 15 horas. As aulas no matutino serão mantidas.
Fonte: PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui