Espírito Santo Inaugura Primeiro Distrito Turístico em Venda Nova do Imigrante

Espírito Santo Inaugura Primeiro Distrito Turístico em Venda Nova do Imigrante

Distrito de Pindobas, na Região Serrana do ES, contará com galpão para eventos, empreendimentos e espaço gastronômico

Mais um momento histórico para o turismo do Espírito Santo. Foi oficializada na última terça-feira (28) a criação do primeiro distrito turístico do Estado, em Pindobas, que fica localizado estrategicamente na Rodovia Pedro Cola, em Venda Nova do Imigrante. O local contará com galpão para empreendimentos criativos, área de eventos e espaço gastronômico.

O anúncio foi feito durante evento que discutiu o “Turismo como Alavanca da Transformação Territorial”, uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-ES (CET-ES), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/ES) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES).

Segundo Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES, eles buscaram estudar o caminho dos imigrantes. “Foi inspirado em toda a história da imigração italiana em Venda Nova, nossa capital nacional do agroturismo. Ali foi construída a primeira igreja da região, também está localizado o casarão da família Scabello, que tem 270 anos, e vestígios de toda uma história que gostaríamos de resgatar por meio desse novo distrito”.

Já o governador do Estado Renato Casagrande, diz que o distrito passou por várias análises de atores da cadeia turística, que se aliaram para criar o primeiro distrito turístico do ES, e deve estar pronto em setembro. O projeto do complexo turístico de Pindobas contempla espaço de experiência da saga do imigrante italiano, local para empreendimentos, área de eventos, gastronomia, além de ser a nova sede para o Polo Sebrae de Turismo de Experiência.

O direcionamento prevê o fortalecimento da governança e de políticas públicas, estudos de oportunidades de negócios e estímulo a investimentos, além da ampliação da infraestrutura de apoio ao turismo e desenvolvimento da oferta de produtos de experiência no turismo.